Cuidar é Amar desafia a criatividade dos jovens em Coimbra

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem a decorrer, durante os meses de maio e junho, o projeto Cuidar é Amar.

Esta ação, agora desenvolvida em parceria com a Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Coimbra e integrada na Rede Coimbra Ger(A)ções, visa ir ao encontro dos mais novos, sensibilizando-os para a importância do cuidar. Cuidar dos nossos familiares e amigos, mas também cuidar dos que são mais frágeis na nossa sociedade, sujeitos a estigma e discriminação.

Depois da excelente experiência junto das crianças de jardim de infância, a Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) Farol assinala o seu 5º aniversário estendendo o projeto Cuidar é Amar aos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Cuidar implica “uma imensidão de pequenas coisas que dão sentido à vida e são importantes.” Assim, esta ação irá desafiar os jovens dos 57 CATL da Cáritas de Coimbra a expressar numa tela o que é cuidar com amor.

A simplicidade inerente a esta ação representa o desejo manifestado por utentes, familiares e profissionais da ULDM de valorizar a importância do cuidar, elegendo os jovens como veículo de transmissão de informação no seio familiar e na comunidade, partilhando através das suas obras de arte as pequenas grandes coisas que dão sentido à vida e mostram como o outro é importante.

Para encerrar esta ação irá realizar-se uma exposição, no Instituto Português do Desporto e Juventude e serão selecionadas as 10 telas que se considere que melhor expressam o ato de cuidar, utilizando-as como ponto de partida para um Debate sobre o tema em questão.

Cartaz