Encontro COIMBRA SEM VIOLÊNCIA reuniu ontem mais de 120 pessoas
Realizou-se ontem, 21 de fevereiro, na sede da Cáritas Diocesana de Coimbra, o Encontro COIMBRA SEM VIOLÊNCIA- Abuso e Negligência a Pessoas Idosas.
Esta foi a 4ª sessão de debate realizada no âmbito do projecto COIMBRA SEM VIOLÊNCIA, iniciativa do Grupo Violência: Informação, Investigação, Intervenção, rede que integra parceiros como a Unidade de Violência Familiar do Hospital do Serviço de Psiquiatria do CHUC, o Grupo Violência e Escola, a Cáritas Diocesana de Coimbra e a Escola Superior de Educação de Coimbra.
Esteve presente, em representação da Câmara Municipal de Coimbra, a Dr.a Maria João Castelo Branco, Vereadora do Desenvolvimento Social e Família, na mesa de abertura do evento.
Na 1ª mesa, moderada pelo Pe. Luís Costa, Presidente da Cáritas de Coimbra, foram intervenientes a Dr.a Maria José Hespanha e a Prof. Dr.a Margarida Pedroso De Lima, que vieram apresentar a realidade da Região Centro no que se refere ao abuso e negligência a pessoas idosas, bem como às formas de prevenção destas situações.
A mesa seguinte teve a intervenção do Dr. Horácio Firmino e do Dr. César Santos, que abordaram as questões da incapacidade, bem como da perspetiva médico-legal da violência sobre a pessoa idosa, com intervenções moderadas pela Dr.a Rosário Lemos.
Foram relatores das mesas a Dr.a Emília Borges e o Tenente Coronel Henrique Armindo.
A realçar deste encontro ficam a noção de que é imprescindível prevenir a violência através da formação, quer à população em geral, quer aos técnicos que trabalham nesta área – divulgando, informando e questionando as práticas comuns -, bem como promover a educação de todas as gerações.
Pode rematar-se relembrando que “a moral de uma sociedade mede-se pela forma como se tratam os mais velhos.”
Veja em anexo informação detalhada sobre este PROJETO.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.