Jantar do Dia da Mulher no ComVida Quiaios

Este ano, a Cáritas de Coimbra irá promover um jantar intimista e de convívio no ComVida Quiaios, para sinalizar o Dia da Mulher.

No dia 08 de março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.

Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”. De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
Esta é a história que fundamenta a comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Este ano, a Cáritas de Coimbra irá promover um jantar intimista e de convívio no ComVida Quiaios.
O encontro iniciará com o jantar (20:00), seguindo-se um momento de partilha de experiências e vivências. Será também ocasião para refletir sobre o papel da mulher na sociedade: as suas caraterísticas, os seus valores, os seus ideais, o contexto pessoal e social em que se inserem, os desafios constantes.
A noite segue com a animação: danças, karaoke …. e algumas surpresas à mistura.

ComVidamos todas as mulheres a participar neste jantar e a levar consigo o maior número de mulheres: a mãe, a irmã, as amigas. O dress code inclui um adereço rosa e outro branco, tendo também aqui uma simbologia associada e que será percebida ao longo do jantar.

A inscrição tem o valor de 10€.

Pedimos que cada Mulher tenha um gesto simbólico de partilha, traduzido num bem alimentar, produto de higiene e limpeza ou peça de roupa, que reverterá a favor da Comunidade de Inserção Renascer.
As inscrições devem ser feitas até ao dia 04 de março para o e-mail comvidaquiaios@caritascoimbra.pt ou através do número 92 5763653 (Margarida Santos).
As reservas estão limitadas a 60 pessoas.

Partilhem esta informação com todas as MULHERES que conhecem. Será certamente uma noite a recordar e a repetir….

ver PROGRAMA