Programa mais família mais criança

Cáritas de Coimbra desenvolve programa Mais Família, Mais Criança

A Cáritas de Coimbra está a desenvolver o Programa de Educação Parental – Mais Família, Mais Criança, que iniciou em Outubro deste ano e deverá terminar em Janeiro de 2014. Este projeto resulta de uma parceria entre duas respostas da Cáritas, a Comunidade de Inserção (CI) Renascer e o Lar de Jovens Santa Maria de Semide,…

Cáritas de Coimbra desenvolve programa Mais Família, Mais Criança

A Cáritas Diocesana de Coimbra está a desenvolver o Programa de Educação Parental – Mais Família, Mais Criança, que iniciou em Outubro deste ano e deverá terminar em Janeiro de 2014.

Este projeto resulta de uma parceria entre duas respostas da Cáritas, a Comunidade de Inserção (CI) Renascer e o Lar de Jovens Santa Maria de Semide, com vista a desenvolver competências no grupo de mães acolhidas na CI Renascer. A ação é desenvolvida na CI por 2 colaboradoras do Lar de Jovens, durante 12 sessões de 2 horas semanais, junto de um Grupo de Mães, constituído por 11 mulheres com filhos, residentes e ex-residentes da CI, com acompanhamento após autonomia.

O desenvolvimento deste programa inscreve-se na necessidade de promover uma parentalidade positiva junto das crianças acolhidas, dando resposta às solicitações das entidades referenciadoras destes agregados. A Cáritas Diocesana de Coimbra promoveu, durante o ano 2011, a formação adequado a um conjunto de técnicos no âmbito dos Programas Mais Família, Mais Jovem, Mais Criança, o que permitiu, decorrendo deste investimento um conjunto de parcerias dentro das respostas da instituição.

As sessões desenvolvem-se em torno das temáticas: “atenção positiva”, “elogios”, “recompensas concretas”, “ignorar”, “regras claras e limites”, “consequências para o mau comportamento” “escuta ativa e mensagens eu” e da resolução dos seguintes problemas: “estudar”; “ajudar nas tarefas em casa” “saídas à noite” “conflitos com a madrasta/padrasto” “conflitos entre irmãos” “melhorar o aproveitamento escolar” “amigos que são uma má influência?” “aumentar a obediência aos pais” “falar educadamente com os pais”.

A Comunidade de Inserção acredita que, investindo nos agregados que acolhe, promoverá um futuro melhor para as crianças acolhidas, contribuindo também para uma sociedade melhor.