António Figueiredo, Fotógrafo de VIDAS NOSSAS

O fotógrafo responsável por Vidas Nossas, António Figueiredo, revelou a sua perícia por trás da objetiva e relatou a experiência que viveu ao acompanhar os utentes do Centro de Alojamento Temporário Farol.

“Esta exposição surgiu através de uma conversa com a colaboradora da Cáritas Diocesana de Coimbra, Justina Dias, onde me foi perguntado se estaria interessado em colaborar com umas imagens captadas por mim sobre a temática dos sem abrigo.

Logo nessa altura fiquei contente por poder ajudar a divulgar o trabalho fantástico que o Centro de Alojamento Temporário Farol faz ao serviço da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Para tal propus-me a acompanhar um dia com os utentes do Farol, onde pude observar os problemas que os sem abrigo enfrentam, e captar em imagem, os dramas que vivem e sofrem no dia a dia.

Como reporter fotográfico do Diário de Coimbra, no qual trabalho já há 9 anos,  com mais 9 de profissão na área de fotojornalismo (Diário As Beiras, A Bola, Blitz, Semana Médica e vários trabalhos fotográficos para empresas e publicações).

Este foi um momento decisivo para poder partilhar algum do saber que fui adquirindo ao longo dos anos, onde fui ganhando o olhar crítico da imagem e desta maneira poder expressar-me através das minhas fotografias, o drama, que a sociedade dos nossos dias atravessa, onde vemos cada vez mais pessoas em dificuldade financeira, sem emprego, com fome, sem lugar para viver e depois, a larga maioria, recorre ao álcool, às drogas e à prostituição como forma de vida para tentarem fugir e esquecer os problemas do dia a dia.

Infelizmente,  a nossa sociedade, sobretudo nas grandes cidades, não está preparada para lidar com estas situações.

Logo, o que me chamou mais a atenção, foi a grande indiferença que se nota nas pessoas, ao passarem por um sem abrigo ou um mendigo, o desprezo é quase total, as pessoas passam sem olharem para ninguém, quase como uns autómatos, ligados em piloto automático com o seu programa do dia a dia, indiferentes ao mundo que as rodeia. Daí as minhas imagens tentarem mostrar essa indiferença da sociedade com a captação de momentos onde vemos um mendigo a pedir a sua esmola e as pessoas a passarem sem ligarem nada!!!

Todas as minhas fotografias foram tiradas com o propósito de alertar a sociedade para o grande problema que encontramos na nossa cidade e, portanto, concluo que temos de nos unir para ajudar quem mais precisa.

Não quis apenas mostrar o mundo sombrio onde os sem abrigo sobrevivem, onde as prostitutas prestam os seus serviços ou os drogados se encontram, mas sim captar imagens que fossem sensíveis ao coração do ser humano e chamassem a sua voz interior para ajudar o próximo.

Esta foi a maneira que encontrei para ajudar estes heróis que viveram na exclusão da sociedade, anonimamente.”

António Figueiredo – Reporter Fotográfico