Cáritas de Coimbra aposta em concelhos do interior
Cáritas de Coimbra aposta em concelhos do interior
O Presidente da Cáritas de Coimbra defende “uma diferenciação positiva” nos concelhos do interior. A Agência Lusa acompanhou alguns serviços da Cáritas de Coimbra na zona da Pampilhosa da Serra e visitou a nova Unidade Residencial Sagrada Família.
Cáritas de Coimbra aposta em concelhos do interior
A Agência Lusa acompanhou alguns serviços da Cáritas de Coimbra na zona da Pampilhosa da Serra, visitou a nova Unidade Residencial Sagrada Família e entrevistou utentes e colaboradores, no sentido de melhor perceber como se vive nos concelhos do interior.
Em quatro concelhos do interior – Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra – a Cáritas de Coimbra concede ajuda social a centenas de idosos, muitos deles na modalidade de apoio domiciliário, que inclui alimentação, tratamento de roupa, higiene pessoal e habitacional, entre outros serviços.
Em dezembro de 2013, a instituição inaugurou na Cabreira, concelho de Góis, a Unidade Residencial Sagrada Família, na qual foram investidos dois milhões de euros. Este equipamento foi custeado pela Cáritas e população, sem comparticipação do Estado ou União Europeia.
“O Pinhal Interior precisa de uma diferenciação positiva”, afirmou à Lusa o padre Luís Costa. Para construir a Unidade Residencial, para 50 idosos, a Cáritas candidatou o projeto, “a seu tempo e por duas vezes”, aos fundos comunitários, mas em vão. Para o responsável da Cáritas, esta é “uma região muito específica”, onde as pessoas “estão muitas vezes desamparadas”, em comparação com o litoral e os grandes centros urbanos. “Uma incongruência”, num território que “precisa de um apoio” que proporcione condições que travem a desertificação das últimas décadas, afirma Luís Costa, criticando “os critérios de admissão” aos programas de financiamento europeu.
O Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Pe. Luís Costa, defende assim “uma diferenciação positiva” das instituições que realizam trabalho de apoio social nos concelhos do interior, incluindo no acesso aos fundos comunitários.
Veja a reportagem completa em https://www.youtube.com/watch?v=jqhRmUAzyHI&feature=youtu.be
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.