CAT Farol assinalou 9º aniversário

No dia 29 de maio, o Centro de Alojamento Temporário (CAT) Farol comemorou o seu 9º aniversário, sob o tema Vidas Nossas.

Os convidados, utentes, colaboradores e comunidade local, caminharam em direção à Igreja de Santo António dos Olivais para assistirem à missa celebrada pelo Sr. Padre Luís Costa, Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra e pelo Frei Domingos. A celebração foi dinamizada ativamente pelos utentes do equipamento, desde o coro, passando pelas leituras e ofertório. Neste último contributo, alguns utentes, fruto do trabalho realizado nas dinâmicas internas do Farol, quiseram partilhar as suas vivências, entregando uma máscara como símbolo da mudança que desejam alcançar para a sua vida. Este momento todos emocionou e tocou de forma íntima. Seguiu-se um almoço partilhado na sala da paróquia.

Durante a tarde, e apesar do tempo chuvoso, o largo de Santo António dos Olivais foi animado com a apresentação de uma coreografia encenada pelos alunos do curso de Animação Sociocultural da Escola Secundária D. Duarte. Paralelamente decorreu uma quermesse de vasos cerâmico pintados à mão, ornamentados com diversos tipos de catos, os quais foram cuidados pelos utentes.

As comemorações não ficaram por aqui e por isso no dia 30 de maio, pelas 15:30 no Centro Rainha Santa Isabel e com a casa cheia, o CATL Farol apresentou a comédia teatral “A que horas passará o autocarro?” de Luís Gonçalves. Os utentes envergaram o papel de verdadeiros atores e presentearam todos os espectadores com um excelente trabalho que animou a tarde comemorativa.

A dimensão do festejo convidou a sair para a comunidade, num duplo sentido, de celebrar e simultaneamente interpelar à reflexão num intercâmbio dinâmico. Este aniversário foi repleto de momentos emotivos, claramente visíveis no rosto dos utentes que sentem esta casa como sua.