Colóquios sobre o desemprego discutem formação e empregabilidade

A Cáritas Diocesana de Coimbra, o CEARTE (Centro de Formação Profissional do Artesanato) e o Arciprestado de Chão de Couce promoveram um Colóquio sobre o desemprego, sujeito ao tema “Agentes ativos de emprego – o desempregado e a sua comunidade”

Colóquios sobre o desemprego discutem formação e empregabilidade

A Cáritas Diocesana de Coimbra, o CEARTE (Centro de Formação Profissional do Artesanato) e o Arciprestado de Chão de Couce promoveram no dia 7 de novembro, no Auditório da Escola Tecnológica e Profissional do Sicó (Avelar), um Colóquio sobre o desemprego, sujeito ao tema “Agentes ativos de emprego – o desempregado e a sua comunidade”. Depois de um breve enquadramento das razões da preocupação pastoral pela área do trabalho, por Carlos Neves, da Cáritas, o Dr. Luís Rocha, do CEARTE, apresentou as principais competências a adquirir pela via da formação para os novos mercados de trabalho, e a Dra. Lídia Almeida, Diretora do Centro de Emprego de Leiria, apresentou as medidas de política ativa para a empregabilidade, com particular destaque para as recentes medidas dirigidas aos jovens desempregados.

Seguiu-se o debate, moderado pelo Pe. António Coelho, arcipreste, no qual emergiram preocupações sobre a situação social relacionada com o desemprego, a montante e a jusante da formação, preocupações com a burocracia e ainda com a situação de desumanidade que a crise de emprego permitiu nalgumas empresas. Noutra perspetiva, questionou-se a validade da discriminação positiva de algumas das medidas de empregabilidade, que podem tender a desfavorecer o acesso dos “melhores” ao mercado de trabalho. Como propostas, foi sugerido que os Centros de Emprego fizessem maior divulgação junto das microempresas da região das medidas ativas de emprego, que podem ser muito atrativas para os empregadores, mas que estes, por trabalharem a uma escala muito micro, eventualmente até desconhecem. Outra nota bastante sublinhada foi a necessidade de alimentar, nomeadamente através da formação, a autoestima das pessoas desempregadas.

No dia 14 de novembro, às 21.00h, a iniciativa repete-se na Mealhada, aberta a todos os interessados, no auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, promovida pela Cáritas, pelo CEARTE e pelo Arciprestado de Coimbra Norte, com a participação do Diretor do Centro de Emprego de Coimbra, Dr. José Rabaça.