Conferência Perspetivas sobre Envelhecimento Ativo

A Cáritas Diocesana de Coimbra e a Cáritas Portuguesa, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra realizaram no dia 22 de maio a Conferência Perspetivas sobre Envelhecimento Ativo. Seguiu-se a apresentação de um livro publicado pela Editorial Cáritas e de um projeto tecnológico concebido pelo IPN.

Conferência Perspetivas sobre Envelhecimento Ativo

Com a sessão de abertura dinamizada pelo Eng. António Raposo, da Cáritas Portuguesa, o programa da conferência seguiu com a apresentação de um livro sobre o mesmo tema, publicado pela Editorial Cáritas, com a presença de dois dos autores, Hélder Afonso e Joana Guedes. Hélder Afonso explicou o surgimento do livro e a resposta que a Cáritas deu ao seu desafio de publicação de uma recolha de textos sobre estas temáticas. A Prof. Joana Guedes referiu, nalguns trechos, matérias de grande pertinência – “Vivem-se  mais anos com incapacidade. Como podemos falar de envelhecimento ativo quando a passagem à reforma significa exclusão e não se conseguem adquirir bens essenciais à vida?”

Foi também apresentado pelo investigador João Quintas um projeto tecnológico para monitorizar a evolução da saúde e da qualidade de vida de idosos, concebido pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), em parceria com a Cáritas Diocesana de Coimbra: o projeto TICE.Healthy – Saúde e Qualidade de Vida vai disponibilizar «uma infraestrutura de suporte para um ecossistema de serviços inteligentes e inovadores» de tecnologias de informação e comunicação (TIC), aplicações e produtos para a saúde e envelhecimento ativo.

O trabalho conjunto das duas instituições, que terá como principal resultado a criação de «uma plataforma para integração de produtos e serviços para a saúde e qualidade de vida», está a ser desenvolvido no Centro Rainha Santa Isabel, em Coimbra, no qual a Cáritas presta diversas respostas sociais a idosos, designadamente na área da saúde. A todo o momento e através de «um único ponto de acesso», os idosos e seus familiares, mas também os técnicos que prestam o apoio social diário, «poderão ter uma visão global» da evolução da saúde e da qualidade de vida dos idosos.

O Pe. Luís Costa, Presidente da Cáritas de Coimbra encerrou a Conferência, realçando que «as respostas sociais devem ser capazes de encontrar soluções para os novos seniores. Este é um assunto prioritário e um desafio que deve ser respondido por toda a comunidade», afirmou, confirmando o acolhimento da Cáritas em receber sugestões de «projetos, ideias, princípios de ideias, de soluções» de acolhimento para estes novos seniores, mantendo-os física e mentalmente ativos.

Terminou referindo que a instituição está a «pedir ajuda» à sociedade para que encontre outro tipo de respostas, tendo lançado um desafio – disponível no site da Cáritas de Coimbra – para que esta as apresente. «Chama-se  “Eu sei a solução”, e está disponível para quem queira participar», afirmou.