Testemunho de Campos de Férias da Cáritas de Coimbra

Os campos de trabalho são essencialmente experiências pessoais vividas por cada um no grupo em que estão inseridos. Guilherme Mateus, um jovem que frequentou este ano os Campos de Férias da Cáritas de Coimbra deixou o seu testemunho desta experiência única.

“Este foi um campo cheio de aventuras, divertimento e trabalho, mas acima de tudo, de amizades. Fiz a viagem até lá só com uma pessoa conhecida da minha terra, mas quando lá cheguei encontrei alguns amigos de campos passados.

Ao longo da manhã fui fazendo novos amigos através de jogos e atividades. À tarde fomos ao canavial arrancar canas para fazermos um varapau que seria símbolo de cada um. Ele era constituído por uma cana e por um relógio de esponja alusivo ao tema do campo: «Novos tempos, mudam-se as histórias». Fomos também divididos em 5 equipas, cada qual representada com uma cor. Ao princípio não gostei muito da minha equipa porque os meus colegas eram completamente diferentes de mim, mas fui-me habituando: alguns tornaram-se meus amigos e outros, nem por isso.

Cada dia foi um dia diferente, porque em cada dia havia uma palavra e uma história e cada equipa tinha uma tarefa. Cada história estava ligada a uma palavra e dava-nos ensinamentos úteis para sermos boas pessoas. As tarefas diárias ajudaram-me a ser mais autónomo e responsável. E é claro que cada dia teve atividades diferentes que nos divertiram e ajudaram a conhecer melhor os outros e também a nós próprios. Ao fim do dia podíamos pedir um trapilho como símbolo de uma conquista que tivéssemos feito nesse dia, bastava querer.

Este foi talvez o meu melhor campo, saí de lá com uma lágrima no canto do olho, devido aos amigos que lá deixei, e cheio de saudades que não me deixarão até ao próximo campo, onde, Deus queira, os voltarei a ver.”

Guilherme Mateus