Trilhos de Prevenção

A Cáritas Diocesana de Coimbra realizou, com os seus Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) das escolas Básica e Secundária de Oliveira do Hospital e da Escola de Lagares da Beira, uma atividade designada Trilhos de Prevenção que decorreu nos dias 26 e 27 de junho.

No âmbito da atividade Trilhos de Prevenção foram realizados jogos pela cidade, nos quais foram abordados temas como a alimentação saudável, prevenção de comportamentos de risco, tomadas de decisão, entre outros.

Na Escola de Oliveira do Hospital os utentes dos Centros deixaram marca da sua passagem ao pintarem um muro, onde ficaram registadas através de imagens algumas das atividades dos CATL, bem como frases alusivas aos comportamentos de risco.

Pela noite dentro foi realizada uma caminhada que terminou na Escola de Lagares da Beira onde os participantes pernoitaram. No dia seguinte jovens e colaboradores fizeram nova caminhada até S. Paio de Gramaços onde eram esperados com um delicioso almoço, gentilmente oferecido pelo Centro de Dia de Nogueira do Cravo. Como agradecimento desta oferta, os utentes dos CATL passaram a tarde com os idosos dos centros de dia, onde foram realizadas atividades que promovem o relacionamento e proximidade entre idosos e crianças.

As atividades foram extremamente compensadoras para os participantes e colaboradores. De salientar é o trabalho e disponibilidade de Fernando Santos, que colaborou com os monitores na organização desta iniciativa.