VIDAS NOSSAS | CAT FAROL assinala 9º aniversário

A Caritas Diocesana de Coimbra, no âmbito do 9º aniversário do Centro de Alojamento Temporário Farol, pretende realizar um conjunto de atividades associadas à data comemorativa, sob o tema Vidas Nossas. Contamos consigo, a sua presença é fundamental.

VIDAS NOSSAS | CAT FAROL assinala 9º aniversário

Pretende-se substituir o olhar marcado pela indiferença e receio pela perspetiva da diferença, da atenção e do cuidado relativamente a vidas com história, com o intuito de sensibilizar a sociedade para os rostos e os percursos de vida associados à multidimensionalidade da pobreza e exclusão. A dimensão do festejo convida a sair para a comunidade, num duplo sentido de celebrar, e simultaneamente, interpelar à reflexão num intercâmbio dinâmico.

O dia 29 de Maio será por excelência o momento que congrega a celebração do 9º aniversário, com o seguinte programa: 11:30 Eucaristia na Igreja de Santo António dos Olivais e a partir das 14h30, no largo da Igreja, onde decorrerá uma tarde recheada de eventos recreativos: coreografia e teatro encenados pelos alunos do curso de Animador Sociocultural da Escola Secundária D. Duarte. Em paralelo decorrerá uma quermesse com trabalhos feitos pelos utentes.

No dia 30 de Maio, pelas 15:00, no Centro Rainha Santa Isabel, terá lugar a apresentação da peça de teatro“: A que horas passará o autocarro?”. Este projeto de teatro transversal foi implementado em Maio de 2012 e, desde então, tem desenvolvido ativamente diversos espaços culturais. Promover a igualdade de direitos dos cidadãos no acesso às manifestações culturais, abrangendo uma parcela da sociedade que se encontra excluída foi o principal objetivo desta iniciativa. Esta atividade serviu como porta de entrada para um “mundo de cor”, na generalidade, vedado aos públicos desfavorecidos. Sob a envolvência do tema Vidas Nossas, entendeu-se potenciar e contribuir para a troca de experiências intergeracionais. Embora aberto a toda a população, esta atividade cultural pretende ainda junto dos mais idosos recrear momentos de alegria, cor e magia.

A concretização destas atividades foi possível graças à pronta disponibilidade e aceitação quer da Direção assim como de todos os parceiros sociais envolvidos, em especial da Junta de Santo António dos Olivais e do Pároco da freguesia.

Contamos consigo, a sua presença é fundamental – veja o programa completo no Convite em anexo.