Voluntariado na Leirosa

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem vindo a promover ações de cooperação junto das populações, num trabalho de estreita articulação com as comunidades onde está inserida. Na Leirosa, este trabalho resultou num projeto de voluntariado de elementos da comunidade no equipamento ali instalado.

Voluntariado na Leirosa

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem vindo a promover ações de cooperação junto das populações, num trabalho de estreita articulação com as comunidades onde está inserida. Na Leirosa, este trabalho de articulação e inclusão resultou num projeto de voluntariado de elementos da comunidade no equipamento da Cáritas de Coimbra ali instalado.

As pessoas da comunidade foram convidadas a participar nesta ação de voluntariado, oferecendo as suas capacidades e disponibilidade, dando um pouco de si aos que mais precisam, em resposta às suas necessidades.

Ao desafio colocado responderam prontamente 15 membros da comunidade com ligações ao equipamento social da Cáritas, cooperando com os profissionais nas mais diversas áreas de intervenção e dando maior visibilidade ao trabalho já realizado.

O auxílio tem sido caracterizado essencialmente pelo apoio ao trabalho de cozinha e lavandaria, limpeza e higienização dos espaços e equipamentos, apoio nas horas de refeições da Creche e do Centro de Dia, organização de espaços de animação musicais para idosos, cuidados de imagem (cabeleireiro e manicure) e cuidados dos espaços exteriores (jardim e horta pedagógica).

Este trabalho de cooperação confere relevância ao esforço de cada um, sendo também para os intervenientes uma oportunidade de aprendizagem e integração social. Estas ações melhoram a autoestima e a satisfação pessoal dos cooperantes, tendo em conta as oportunidades de socialização e os espaços de encontro e partilha.

Formar e integrar são dois princípios essenciais da atuação da Cáritas de Coimbra, promovendo as relações entre as pessoas e as suas comunidades.