A importância das parcerias na Equipa Protocolo RSI da Cáritas de Coimbra

A promoção de parcerias tem vindo a ser uma das grandes apostas para o desenvolvimento do trabalho da Cáritas Diocesana de Coimbra. O reforço que existe na colaboração com outras instituições tem proporcionado um tipo de trabalho mais diversificado e com outra amplitude de respostas que seriam inviáveis só com recursos existentes. A Equipa do Protocolo RSI, como parte integrante da instituição, usufrui também de parcerias formais e informais que permitem complementar o seu trabalho.

A realização de atividades conjuntas tem-se revelado uma mais-valia e como a avaliação feita pelos parceiros tem sido muito positiva, a Cáritas de Coimbra vai continuar a procurar novas parcerias e a reforçar aquelas que já tem, fazendo assim um acompanhamento às famílias mais eficaz e com respostas diferenciadas.

Triângulo
Esta é uma pareceria estabelecida com as Escolas/Agrupamentos das crianças acompanhadas pela Equipa do Protocolo RSI. A ideia desta parceria é fazer uma aproximação dos pais às escolas dos seus filhos e em que a equipa aparece apenas como figura mediadora. Neste âmbito as famílias são convocadas para reunir com as gestoras do processo e com os técnicos da escola. São promovidas pequenas sessões de esclarecimento e são abordadas as questões relativas ao percurso escolar dos seus filhos.

Inovinter

alt
A parceria entre a entidade formativa Inovinter e a equipa Protocolo RSI tem revelado bons resultados no âmbito da integração e acompanhamento do percurso formativo dos beneficiários, bem como na realização de ações de sensibilização e esclarecimentos nesta área. A equipa propôs a integração do Inovinter no NLI (Núcleo Local Inserção) de Coimbra como parceiro, sendo mais-valia para este pela sua experiência na integração de beneficiários de RSI nos seus cursos de formação profissional.

Academia de Música de Coimbra

alt

Esta parceria iniciou de forma informal há cerca de 2 anos e, pelos bons resultados alcançados do trabalho realizado em conjunto, principalmente na simultaneidade dos objetivos compartilhados e nomeadamente na promoção da dignidade humana, era impreterível formalizar a mesma. Assim no dia 16 de Maio de 2015, foi assinado o Protocolo entre a Academia de Música de Coimbra e a Cáritas Diocesana de Coimbra.

A Parceria tem como âmbito a utilização da música como meio de promoção da inclusão social e de uma cidadania ativa. A Academia de Música de Coimbra concede Bolsas de Estudo para jovens, com potencial musical, em situação de carência económica, tendo atribuído até ao momento três bolsas.

Outras parcerias:

– Projeto Trampolim
– Colégio Rainha Santa
– Centro Social Castelo Viegas
– Colégio Apostólico da Imaculada Conceição
– Chique e gentil –
Roupa e artigos de puericultura
– NCC –
Colchões
– UBAU
– Móveis e eletrodomésticos (Este serviço é disponibilizado pela Câmara Municipal)