Acompanhamento de beneficiários de RSI no Centro Comunitário S. José

Centro Comunitário S. José – Bairro da Rosa

O Centro Comunitário S. José (CCSJosé) é um equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra que tem como Missão apoiar o desenvolvimento comunitário, estimulando o espírito de solidariedade e entreajuda dos residentes, potenciando a integração social e a efetivação dos seus direitos de cidadania através da promoção do bem-estar, qualidade de vida e da segurança individual e coletiva.

Este equipamento situa-se no Bairro da Rosa e tem como população alvo todos os residentes no Planalto do Ingote.
A pobreza e a exclusão social são problemas que se têm complexificado ao longo dos tempos devido à situação económica, politica e social que se vive por todo o mundo e especificamente no âmbito da área de intervenção do CCSJosé. Nesse sentido, é considerada a exclusão social como uma situação de falta de acesso às oportunidades oferecidas pela sociedade aos seus membros.

Desse modo, a exclusão social pode implicar privação, falta de recursos ou, de uma forma mais abrangente, ausência de cidadania, se por esta se entender a participação plena na sociedade aos diferentes níveis em que esta se organiza e se exprime.

alt

Serviço de acompanhamento/atendimento de beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI)

Durante o ano de 2014 a conjuntura socioeconómica não viabilizou a inserção dos beneficiários da medida do rendimento social de inserção (RSI). As oportunidades de inserção foram pela via da formação profissional (muitos sem direito a bolsa) e enquadramento em CEI+ (contrato emprego inserção). A ausência de oportunidades leva a que cada vez mais os agregados familiares se encontrem com dificuldades para fazer face às necessidades básicas. Neste sentido, recorrem ao Centro para solicitar outros tipos de apoio. Cabe aos técnicos encontrar respostas e  novas metodologias para ajudar as famílias. Deste modo surgem os vários encaminhamentos para o FEAC – Fundo Europeu de Auxílio a Carenciados (todos os agregados familiares com prestação de RSI são beneficiários de FEAC), CAS, Banco de Bens, Cantina Social, Cozinha Económica, Conferências Vicentinas, Cruz Vermelha Portuguesa e projetos no âmbito da educação.

Em média foram feitos 50 encaminhamentos por mês para diferentes entidades, destacando-se a formação profissional e a saúde (realçando ainda 24 encaminhamentos com credencial para a Cozinha Económica e 40 para a farmácia). Ao nível dos acompanhamentos de utentes foram realizados em média 12 por mês em diversos serviços, nomeadamente a consultas e exames complementares de diagnóstico, uma média de 8 visitas domiciliárias e 98 atendimentos mês.

Ao nível dos processos de RSI em acompanhamento não se verificam grandes alterações ao longo do ano, havendo em média 125 agregados familiares por mês com um universo de 353 indivíduos, tendo sido celebrados 124 contratos de inserção durante o ano transato. Foi verificado pelo Centro Comunitário S. José que a maior parte dos requerentes de RSI pertence ao sexo feminino com maior incidência entre os 40-50 anos.

Saúde

A equipa do CCSJosé procede também à administração de medicação prescrita pelo médico assistente sempre que o utente não tenha qualquer tipo de rede de suporte familiar, não tenha condições psíquicas para o fazer, ou que seja solicitado pelo médico assistente. Ao longo do ano de 2014 passaram pelo Centro uma média de 4 utentes por mês, fazendo estes cerca de 20 tomas mensais.

Oficinas ocupacionais

No âmbito do acompanhamento sistemático que a equipa faz às famílias beneficiárias de RSI, denotou-se que existe um grupo de mulheres com limitações ao nível da saúde, escolaridade e formação profissional que as exclui da integração em mercado de trabalho. Para colmatar um pouco esta realidade foram criadas as oficinas ocupacionais que pretendem desenvolver competências pessoais e sociais, nomeadamente a  pontualidade, assiduidade, assertividade, flexibilidade e criatividade. O Centro Comunitário S. José promove assim a ocupação (um dia por semana) de um grupo de 30 mulheres com idades compreendidas entre os 19 e os 63 anos de idade, porém foi encontrada maior incidência na faixa etária entre os 30 e 40 anos.

Educação

No que concerne à educação e com o intuito de minimizar as lacunas existentes ao nível da aquisição de manuais e material escolar no início do ano letivo, o CCSJosé em 2011 criou o projeto Sementes do Saber. Este visa apoiar crianças e jovens, do concelho de Coimbra em situação de carência económica, através da aquisição de livros e material escolar. O projeto tem duas vertentes: a angariação de padrinhos que contribuem de forma monetária na aquisição de livros/material escolar e a angariação de padrinhos que nos cedem manuais escolares de modo a poderem ser reutilizados por outras crianças e jovens. No âmbito do mesmo, em 2014, foram apoiadas 41 crianças e jovens pertencentes a agregados beneficiários de RSI, com idades compreendidas entre os 6 e 17 anos. Ainda ao nível da educação, mas através do projeto Bebida Solidária 2014 da Sic Esperança, foram apresentadas pela equipa 26 candidaturas a bolsa de material escolar de crianças beneficiárias da prestação do RSI, sendo que destas somente 14 foram aprovadas.