Cáritas de Coimbra apresentou projeto piloto Ajudar a Envelhecer em Évora

A Cáritas Diocesana de Coimbra foi convidada a apresentar o Projeto-piloto Ajudar a Envelhecer no Colóquio Envelhecimento Ativo – Estratégias e Percursos, que decorreu no dia 19 de outubro em Évora, e teve a sua intervenção no Painel de Boas Práticas.

Cáritas de Coimbra apresentou projeto piloto Ajudar a Envelhecer em Évora

A Cáritas Diocesana de Coimbra foi convidada a apresentar o Projeto-piloto Ajudar a Envelhecer no Colóquio Envelhecimento Ativo – Estratégias e Percursos, que decorreu no dia 19 de outubro em Évora.

A Diretora Técnica do Centro Comunitário N.ª Sr.ª da Boa Viagem (Cáritas de Coimbra), Marta Amaral, teve a sua intervenção no Painel de Boas Práticas, no qual foram apresentadas mais três apresentações de formas inovadoras de intervir junto das comunidades, mostrando que “é possível fazer o impossível, pois ser idoso também é aprender a fazer”, segundo as palavras da Dra. Joaquina Madeira, da EAPN Portugal.

A Cáritas de Coimbra tem vindo a apostar em novas perspetivas de apoio aos cidadãos idosos, valorizando a promoção da qualidade de vida e o retardamento da institucionalização. Nasceu assim o projeto-piloto Ajudar a Envelhecer, já posto em prática no Centro Nossa Senhora da Boa Viagem, uma proposta de programa de alterações de rotinas e apoio ao idoso como ser ativo e decisor das suas ações de vida. O projeto pretende promover a manutenção da autonomia e a tomada de decisão do idoso, com o objetivo de protelar o aparecimento de doenças e incapacidades, partindo da alteração de rotinas e da realização de atividades de vida diária. Foram demonstrados também no colóquio os resultados já verificados através do projeto e o impacto deste junto das populações e os benefícios para os seus intervenientes.

O Centro Distrital de Évora da Segurança Social realçou, sobre a apresentação da Cáritas de Coimbra, a necessidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido como mudança do paradigma do trabalho social com utentes institucionalizados. A boa prática apresentada foi alvo de diversos elogios durante a apresentação, bem como de demonstração de vontade de outras instituições em o poderem vir a replicar nas suas realidades.