Cáritas de Coimbra e ACAPO apoiam integração profissional

Cáritas de Coimbra e ACAPO apoiam integração profissional

Em parceria com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal – a Cáritas Diocesana de Coimbra tem vindo a dar passos consistentes na área da integração profissional de pessoas com deficiência visual. Para além de atualmente acolher, sob a forma de estágio de inserção para pessoas com deficiência e incapacidade, dois jovens com deficiência visual (baixa visão), realizou em março de 2015 um contrato de trabalho. Nas palavras de Ana Sofia Antunes, Presidente da Direção Nacional da ACAPO este é “um exemplo a seguir em matéria corporativa”.

O percurso de Gorete Ferreira, associada da ACAPO, iniciou-se na Cáritas Diocesana de Coimbra em 2013, quando integrou a medida Contrato Emprego Inserção para pessoas com deficiência e incapacidade, na área do atendimento telefónico. Após essa primeira oportunidade seguiu-se a realização de um estágio de inserção para pessoas com deficiência e incapacidade, durante mais 12 meses e agora novamente em parceria com a ACAPO, a Cáritas de Coimbra realizou um contrato de emprego protegido com a colaboração do Instituto de Emprego e Formação Profissional, de Coimbra. A Presidente da ACAPO salienta que “é de destacar este tipo de iniciativas que partem da sociedade civil e são um forte contributo para a promoção da inclusão social”.

A Cáritas Diocesana de Coimbra rege-se por uma política integradora no âmbito da empregabilidade e responsabilidade social. Além do caso já especificado de Gorete Ferreira, a organização tem neste momento em execução mais um Contrato Emprego Inserção com um associado da ACAPO, bem como uma nova integração ao abrigo da medida Estágio Emprego a iniciar em junho. Estão ainda integradas, com 60% de incapacidade de outro tipo, quatro pessoas com contratos sem apoios.

Dentro das especificidades dos postos de trabalho e com o tipo de serviços que é necessário assegurar e prestar aos utentes e à sociedade em geral, a Cáritas Diocesana de Coimbra procura proporcionar iguais oportunidades de emprego a todas as pessoas de igual modo.