Cáritas de Coimbra marcou presença em Conferência Internacional

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou na II Conferência Internacional Cuidar com Humanitude, com a apresentação do trabalho Ajudar a Envelhecer: Contributos da filosofia da Humanitude, levada a cabo por Marta Amaral, Diretora Técnica da instituição (Centro Comunitário N.ª Sr.ª da Boa Viagem – Praia da Leirosa).

Cáritas de Coimbra marcou presença em Conferência Internacional

A Cáritas de Coimbra tem vindo a apostar em novas perspetivas no apoio aos cidadãos idosos, valorizando a promoção da qualidade de vida e o retardamento da institucionalização. Nasceu assim o projeto-piloto Ajudar a Envelhecer, uma proposta de programa de alterações de rotinas e apoio ao idoso como ser ativo e decisor das suas ações de vida. O projeto pretende promover a manutenção da autonomia e a tomada de decisão do idoso, com o objetivo de protelar o aparecimento de doenças e incapacidades, partindo da alteração de rotinas e da realização de atividades de vida diária.

O piloto do projeto, iniciado em 2014, foi testado no referido equipamento da Cáritas de Coimbra e visou avaliar o impacto das mudanças na vida do idoso, nomeadamente na manutenção da sua mobilidade, manutenção da qualidade de vida e diminuição dos níveis de depressão.

As alterações de rotina foram implementadas a nível do serviço de refeitório que passou a regime self-service; na higiene pessoal, incentivando o utente a cuidar da sua imagem; atividades intergeracionais entre centro de dia e creche; solidariedade entre pares na realização de tarefas diárias; apoio na aquisição de bens e serviços conjuntamente com os idosos (que anteriormente era realizado por colaboradores do centro); maior autonomia na entrada e saída dos veículos de transporte (ajudas técnicas); estimulação cognitiva e treino de memória, bem como atividade física regular, leitura, palavras cruzadas e jogos de estimulação cognitiva, nomeadamente com uso de um tablet ou computador.

O projeto foi avaliado com diferentes instrumentos validados e obteve resultados encorajadores, nomeadamente uma avaliação geral do grupo que passou de ligeiramente dependente (inicial) a independente após o projeto piloto (valor médio de 84,38 vs 90,31 na Escala de Barthel). A médio prazo a Cáritas de Coimbra pretende implementar estas boas práticas nas suas outras respostas de apoio a idosos, associando-as também aos seus projetos na área das novas tecnologias, trazendo assim soluções diferenciadas e inovadoras, com maiores benefícios para os seus destinatários.

Esta II Conferência Cuidar com Humanitude, realizada no dia 18 de setembro na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, foi  um espaço de partilha de experiências e pontos de vista, onde os autores da Metodologia de Cuidados – Humanitude e os responsáveis pela sua implementação em unidades de cuidados, expuseram os seus saberes, experiências e resultados obtidos, para uma reflexão conjunta sobre a necessidade de uma mudança de paradigma nas instituições de saúde.