PARTILHA O TEU CORAÇÃO COM A CÁRITAS

A Cáritas vai realizar, nos próximos dias 5 a 8 de março, o seu Peditório Público nacional, com vista a apoiar famílias em situação de carência económica. A Cáritas de Coimbra lança hoje a campanha PARTILHA O TEU CORAÇÃO COM A CÁRITAS, dinamizada essencialmente através do facebook.

PARTILHA O TEU CORAÇÃO COM A CÁRITAS

A Cáritas de Coimbra lança hoje a campanha PARTILHA O TEU CORAÇÃO COM A CÁRITAS, dinamizada essencialmente através do facebook, que visa sensibilizar para o apoio a esta causa social.

No lançamento oficial da campanha, o Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Pe. Luís Costa refere que “pensava que em 2015 a verba angariada no Peditório já tivesse outro público-alvo, mas de facto a situação de emergência que atingiu as famílias ainda não desapareceu; ainda há muitas pessoas que anteriormente tinham a sua vida estável e estruturada e agora não têm dinheiro para comer ou pagar a sua casa”.

Esta afirmação vem reforçada pelo descrito no Relatório 2014 do CAS – Centro de Apoio Social – que assinala “uma redução efetiva de respostas sociais por parte da administração central e o consequente aumento de encaminhamento de casos para o CAS”, referindo a “falta de potencial de mudança das famílias”, que logicamente se prende com a falta de soluções de empregabilidade, como “o principal motivo de procura do CAS, constatando-se um aumento na procura dos segundos e terceiros apoios, sobretudo em situações limite de não cumprimento de pagamento de serviços básicos, tais comos medicação, água e luz.”

Neste sentido, o Presidente da instituição reclama ser “muito claro que a grande aposta da Cáritas tem que continuar a ser na provocação da sociedade e do Estado para a criação de novas soluções, que criem condições para que as pessoas se sustentem, ao invés de serem continuamente dependentes de apoios sociais” e que será esse o grande desafio da Cáritas de Coimbra para o ano de 2015.

Participa no Peditório Cáritas. Partilha o teu coração.