Projetos e atividades desenvolvidas pela equipa de Protocolo RSI
Projetos e atividades desenvolvidas pela equipa de Protocolo RSI
Perante toda a conjuntura económica e as multiproblemáticas que caraterizam os agregados familiares beneficiários de RSI, são muitos os desafios que se colocam à equipa de Protocolo RSI da Cáritas de Coimbra no que concerne às formas de intervenção.
Considerando todas as alterações sociais verificadas ao longo do tempo, nomeadamente as consequências ao nível das relações familiares e o agravamento das condições de pobreza e exclusão social dos beneficiários, é imperativo a conceção de formas de intervenção ativa junto das famílias através da rentabilização das respostas sociais. Assim, perante as várias problemáticas/necessidades identificadas, a equipa de Protocolo RSI cria várias respostas/projetos de forma a promover a inserção dos beneficiários.
Projeto Ser +
Este projeto tem como objetivo essencial a melhoria, promoção e desenvolvimento das competências pessoais e sociais através do estímulo das relações interpessoais, autoconhecimento, autoestima e da troca de saberes, dinamizando a constituição de parcerias para uma intervenção local integrada.
Neste projeto privilegiam-se duas formas de intervenção. Uma prende-se com a realização de sessões de informação sobre várias temáticas, nomeadamente ao nível da saúde, educação, cidadania, gestão doméstica. O outro modo de intervenção materializa-se, numa perspetiva pedagógica realizada nas visitas domiciliárias, no sentido de ensinar “como fazer” no sentido de melhorar a organização familiar e doméstica, promovendo uma melhoria na realização das tarefas do quotidiano familiar. Estimular e desenvolver com a família conhecimentos sobre as diversas áreas das suas competências sociais básicas, potenciando recursos internos e externos, através do modelo colaborativo de intervenção, centrado na ativação das suas capacidades e potencialidades.
GAPE – Grupo Psicossocial de A Emprego
O GAPE surgiu com o aparecimento dos beneficiários com formação média e superior com uma vida marcada pela plena integração laboral e social. Desta forma, a equipa criou este grupo de forma a realizar um acompanhamento mais direto com estes beneficiários, com o objetivo de motivar/valorizar para a procura ativa de emprego. Foram desenvolvidas temáticas relacionadas com a formação pessoal e profissional.
A seleção dos beneficiários obedeceu aos seguintes critérios:
– Ter formação média ou superior;
– Um passado marcado pela inserção laboral, estabilidade sócioeconómica, familiar e plena integração social;
– Uma situação de desemprego na origem do atual contexto de vulnerabilidade
Para a realização de algumas ações foram estabelecidas várias parcerias informais, nomeadamente:
– INOVINTER – Centro de Formação e de Inovação Tecnológica.
– Projeto Trampolim- Programa Escolhas
– Equipa de formação do Centro de Dia Sol Nascente
– Escola Superior Agrária
Projeto Jovens Ativos
Este projeto tem como objetivo a realização de um trabalho de prevenção e acompanhamento de jovens em risco. A equipa identificou vários jovens de diferentes idades, que deveriam ser inseridos neste projeto. Desta forma, criou-se dois grupos de jovens, de acordo com a sua faixa etária: um dos 12 aos 14 anos, outro dos 15 aos 17 anos. Simultaneamente criou-se ainda um grupo de pais, no âmbito da formação parental, de forma a trabalhar a família no seu todo.
As atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto visam essencialmente o acompanhamento das famílias beneficiárias de RSI, concretamente dos membros jovens e das suas famílias seguidas pela equipa. Com a promoção destas atividades pretende-se potenciar a proximidade dos técnicos aos jovens, agilizar a participação destes em ações de informação, acompanhar o seu desenvolvimento a nível pessoal, social, escolar e profissional, apostando na prevenção, simultaneamente proporcionar momentos de laser e entretenimento de forma saudável e acompanhada.
• Formação Parental – Grupo dos pais (encarregados de educação)
Este grupo foi constituído por 22 famílias.
As sessões foram dinamizadas pela equipa da Cáritas: Educação das Sexualidades e da Prevenção da Toxicodependência, com encontros mensais abordando temáticas: Tomada de decisões, assertividades, comunicação, educação e a escola e a família na educação sexual.
• Grupo dos Jovens – Formação de Jovens
As características específicas dos jovens, a nível de idades, do ano escolar e tendo em conta a sua disponibilidade, potenciaram a criação de dois grupos que facilitasse a intervenção.
Estes grupos caracterizam-se, na sua globalidade, por elementos que se encontram enquadrados nas respetivas comunidades escolares, que apresentam algumas atitudes de comportamentos de risco, nomeadamente desmotivação pela escola, ausência de referências positivas em algumas famílias e uma atitude generalizada de afirmação pessoal pela negativa.
Tendo em conta esta realidade foram reformulados os conteúdos e atividades previstas para que cada encontro/conversa pudesse responder de forma mais eficaz aos dois grupos e não perdendo de vista a sua individualidade. A equipa afirma que em cada encontro/conversa foram atingidos os objetivos definidos através das expressões de sentimentos e sínteses realizadas por cada elemento constituinte dos grupos, de forma informal. Neste contexto, afirmam ainda que os conceitos abordados foram para alguns participantes uma descoberta que motivou um diálogo frutífero com o formador.
Grupo + Novos
Este grupo é constituído com jovens entre os 12 e os 14 anos, pertencentes a famílias multidesafiadas e que evidenciam bastantes fragilidades com iminente risco de desagregação social. A maior parte destes jovens estão sinalizados na CPCJ ou EMAT.
Grupo dos + velhos
Este grupo é constituído com jovens entre os 15 os 17 anos, também pertencentes a famílias disfuncionais, com algumas problemáticas identificadas como violência doméstica, reclusão, que potenciam alguns comportamentos de risco.
As sessões para este grupo são a 2º quarta-feira de cada mês ao final da tarde (17:30h).
Neste projeto privilegia-se, também, saídas de exterior, principalmente na época de férias escolares, oferecendo momentos de laser, culturais e de diversão, que muitos destes jovens pela sua condição social e familiar, não têm acesso.
• Atividades de Exterior- Lúdico e cultural
• Atividades realizadas nas pausas escolares
• Campo de férias da Cáritas Diocesana de Coimbra
Todos os anos a Cáritas Coimbra organiza, no período de interrupção de férias escolares da Páscoa, acantonamentos para jovens. Estes campos, para além de serem uma ocupação nas férias, proporcionam uma aprendizagem social e pessoal muito importante para os participantes. Para dar oportunidade também aos jovens que são acompanhados na Equipa, esta procura fazer encaminhamento de alguns utentes que mostrem interesse em participar e que revelem ter o perfil adequado a esta atividade. Por tudo isto, é de valorizar a oportunidade que a Cáritas de Coimbra proporciona a estes jovens.
• “Educação de jovens pelos jovens”
Dentro do trabalho desenvolvido com os jovens e com as famílias a equipa sinalizou alguns jovens com comportamentos considerados desviantes, indicados pelas suas famílias e escolas.
Iniciou-se assim um novo grupo de trabalho Juvenil de Expressões, apoiado na utilização das técnicas da expressão dramática para desenvolvimento de capacidades de expressividade, observação, cidadania, proatividade, (treino do Quociente emocional (QE)), etc.
A adesão dos jovens é de natureza voluntária e com prévio conhecimento do trabalho e atividades a desenvolver no grupo, com envolvimento dos participantes na construção do programa, desenvolvimento de temas e atividades. O grupo reune-se com uma regularidade quinzenal.
Com o decorrer da realização deste projeto o grupo de jovens participantes desenvolveu um sentimento de pertença (ao grupo de jovens da Equipa de Protocolo de RSI da Cáritas). Na ótica dos jovens participantes a satisfação é unânime, assim como a vontade de participar. O grupo é heterogéneo, contudo consegue trabalhar e conviver de forma saudável. A equipa gostou do desenvolvimento e interação do grupo, conseguindo criar também uma ligação forte entre técnicos e jovens, permitindo uma benéfica aproximação à família.
Em todas as etapas do projeto procurou-se fortalecer a autoestima dos jovens, trabalhando para que o projeto não seja direcionado para jovens carentes e perdidos, mas para jovens que sonham e acreditam na possibilidade de construir sua própria história.
Iniciação à Língua Portuguesa
Esta ação surgiu de uma necessidade detetada pela equipa da Cáritas de Coimbra no acompanhamento a utentes/famílias de origem romena, relativamente à questão da linguagem, que muitas vezes surgia como um entrave dificultando a intervenção com as mesmas.
Caraterização da população: Os utentes romenos de etnia cigana no seu país de origem não tinham as mínimas condições de vida, nomeadamente ao nível de habitação, no acesso aos serviços de saúde, ausência de proteção social e a maioria não foi integrado no sistema de ensino. Para além da questão de não compreenderem a língua portuguesa, colocava-se também a questão do analfabetismo.
Esta ação revela-se muito importante quer para a integração social desta população, que na sua futura integração ao nível do mercado de trabalho, contribuindo desta forma para a consecução do objetivo do RSI: a promoção da autonomia dos beneficiários.
Sessões de Informação
A equipa realiza sessões de informação/sensibilização sobre várias temáticas de forma a contribuir para a promoção do exercício de cidadania. A equipa do protocolo RSI avalia positivamente a realização destas sessões, com base na adesão e recetividade dos beneficiários e das várias intervenções realizadas com os mesmos.
Festa de Natal
A equipa de Protocolo RSI realiza todos os anos uma Festa de Natal para as crianças que acompanha. Esta atividade tem como objetivo promover momentos de lazer e confraternização, assim como desenvolver aptidões de socialização das crianças oriundas de diferentes nacionalidades e culturas.
Para a sua concretização são estabelecidas várias parcerias informais, permitindo uma rentabilização dos recursos.
A animação fica a cargo do grupo de jovens do nosso Projeto “ Jovens Ativos”. Dinamizam jogos, músicas, pinturas, modelagem de balões e teatro, e entrega das prendas.
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