Workshop O cheiro das margens – Dia da Diocesano da Família
Workshop O cheiro das margens – Dia da Igreja Diocesana
“Entre os muitos e variados workshops do Dia da Igreja Diocesana, no passado dia 31 de Maio, na Praça Heróis do Ultramar em Coimbra, um dos que esteve a cargo da Cáritas Diocesana de Coimbra dinamizar foi O cheiro das margens.
Começámos por lançar o tema: O que sugere ‘o cheiro das margens’ e ‘a que é que cheira nas margens?’. Houve, de imediato, grande participação e não foi difícil perceber o que estava na cabeça das pessoas. Nas “margens” cheira a pobreza, a solidão, a rejeição, a desemprego, a droga, a prostituição, a sida, a doença, a lixo… mas também cheira a solidariedade, a humanidade, a proximidade, a esperança, a amor…
Trouxeram-se casos, houve testemunhos (dois dos presentes eram antigos utentes do Sol Nascente e da Comunidade Terapêutica) muito sentidos e escutados com grande interesse, a avaliar pelas palmas que, diversas vezes, se fizeram ouvir.
Foi um encontro muito concorrido, não só pelo número de presentes (estariam perto de 70 pessoas, se bem contei), mas também pela variedade de intervenções e perguntas.
Apresentámos a Cáritas e dissemos que a mesma era um Instrumento da Igreja Diocesana ao serviço de toda a diocese. Falámos mais especificamente da nossa intervenção no âmbito da inclusão social: Centro de Dia Sol Nascente, Centro de Alojamento Temporário Farol, Equipa de Rua Reduz, Comunidade Terapêutica Encontro, VIHda Mais e ULDM. Manifestámos total disponibilidade para o encaminhamento de pessoas e famílias e demos os nossos contactos.
Aqui fica o nosso agradecimento a todos quantos se solidarizaram connosco e se disponibilizaram para nos ajudar a refletir nestes temas que a todos dizem respeito e a todos tocam.
Muito obrigado. Somos Cáritas”
Sónia Lopes (Diretora Técnica do Centro Sol Nascente/ VIHda+) e Albano Rosário (Diretor Técnico da Comunidade Terapêutica Encontro)
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.