Notícias

2016 | ANO INTERNACIONAL das LEGUMINOSAS


2016 | ANO INTERNACIONAL das LEGUMINOSAS

 

alt

A 68ª Assembleia Geral da ONU declarou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL).

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) foi designada para implementar o AIL 2016 em colaboração com Governos, organizações relevantes, organizações não-governamentais e todos os outros atores relevantes.

O AIL 2016 visa aumentar a consciência pública para os benefícios nutricionais das leguminosas secas, através da produção alimentar sustentável destinada à segurança alimentar e nutricional. O AIL criará uma oportunidade única para incentivar o desenvolvimento de parcerias ao longo de toda a cadeia alimentar que permitirão promover as leguminosas como fonte proteica; aumentar a produção mundial; melhorar a sua utilização nas rotações de culturas e abordar os desafios na comercialização.

O que são leguminosas secas e porque são importantes?

alt

As leguminosas secas são cultivadas anualmente e produzem entre um a doze grãos/sementes comestíveis (dentro de vagens) de forma, tamanho, e cor variáveis, usadas para consumo humano e animal. As leguminosas secas são um tipo de culturas produzidas unicamente para obter a semente seca, excluindo assim as colhidas verdes, que são classificados como culturas hortícolas, assim como as culturas utilizadas e para a extração de óleo e as leguminosas que são usadas exclusivamente para fins de sementeira (com base na definição de “leguminosas secas e produtos derivados” da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).

As lentilhas, feijões, ervilhas e grão-de-bico são tipos de leguminosas secas fundamentais nas dietas grande parte da população mundial mais comuns.

As leguminosas secas são uma fonte vital de proteína de origem vegetal e aminoácidos e devem ser ingeridas como parte integrante de uma alimentação saudável de modo a combater a obesidade, bem como prevenir e monitorizar o desenvolvimento de doenças crónicas como a diabetes, doenças cardiovasculares e cancro; são também uma fonte proteica para os animais.

Por outro lado, as leguminosas têm a capacidade de fixar o azoto, o que melhora a fertilidade do solo e tem um impacto positivo no ambiente.

A Cáritas Diocesana de Coimbra está a celebrar o Ano Internacional das Leguminosas!

(FAO Portugal, 2016)

Dr.ª Augusta Jorge, Nutricionista da Cáritas Diocesana de Coimbra
Daniela Matos, Estagiária do 4º Ano da Licenciatura em Dietética na ESSLEI




Partilhar:

Deixe uma resposta

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional