Cáritas Coimbra apresentou projeto GrowMeUp em Conferência Internacional na Holanda
Cáritas Coimbra apresentou projeto GrowMeUp em Conferência Internacional na Holanda
A Cáritas Diocesana de Coimbra participou como oradora na Conferência Internacional Building the Future of Health, em Groningen (Holanda), no passado dia 2 de junho. Foi apresentado o projeto GrowMeUp, integrado na estratégia institucional para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável.
Cáritas Coimbra apresentou projeto GrowMeUp em Conferência Internacional na Holanda
A Cáritas Diocesana de Coimbra participou como oradora na Conferência Internacional Building the Future of Health, em Groningen (Holanda), no passado dia 2 de junho.
A conferência, que decorreu de 1 a 4 de junho, distinguiu três áreas nas quais vários aspetos relevantes estiveram em discussão: Cidades Saudáveis e Ambientes Construídos, Envelhecer em Casa e a Arquitetura de Hospitais. Para além destes, uma quarta área transversal esteve presente, na qual o contexto mais amplo do Envelhecimento Saudável foi explorado.
Numa sessão conjunta da responsabilidade do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas e da Organização Mundial de Saúde, Carina Dantas do Departamento de Inovação da Cáritas, apresentou o projeto GrowMeUp, integrado na estratégia institucional para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável.
No âmbito desta intervenção, a Cáritas sublinhou os aspetos inovadores e relevantes do sistema GrowMeUp, quer ao nível tecnológico, quer ao nível da constituição do consórcio (liderado pela Universidade de Coimbra), realçando-se a participação ativa da academia, empresas e utilizadores finais nas várias fases de desenvolvimento do projeto.
Nessa sequência, passou-se à discussão dos desafios societais que a Europa enfrenta e da necessidade de repensar soluções para os mais idosos, investindo em soluções holísticas e que acompanhem o evoluir da idade ao longo de todo o percurso de vida.
As novas tecnologias de apoio a idosos que melhorem a sua qualidade de vida e fomentem o envelhecimento ativo têm sido uma das apostas da Cáritas de Coimbra, que tem procurado responder aos desafios decorrentes das alterações demográficas de forma inovadora e socialmente relevante.
Devido à convicção de que as melhores soluções surgem através da troca de conhecimentos e competências, a conferência foi de uma natureza altamente interdisciplinar. Durante quatro dias, ofereceu um ambiente inspirador no qual arquitetos, urbanistas, investigadores, médicos, políticos, administradores, médicos, sociólogos, políticos (locais) e as autoridades e representantes de várias outras matérias no campo da saúde pública tiveram lugar para aprender, partilhar e inspirar-se para novas soluções.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.