Cáritas Coimbra assinou protocolo com o GAT
Cáritas Coimbra assinou protocolo com o GAT
A Cáritas Diocesana de Coimbra assinou, no passado dia 23 de março de 2016, um protocolo de parceria com o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT). Esta parceria tem como objetivo a implementação de uma Rede de Rastreio Comunitária dirigida, primordialmente, a grupos chave, tais como adictos e trabalhadores do sexo em contextos informais de saúde.
O projeto visa estruturar e capacitar uma rede de organizações de base comunitária, que terão formação dada pelo GAT, e que irão dispor de serviços de rastreio rápido de VIH, infeções sexualmente transmissíveis (IST) e hepatites virais.
Pretende-se implementar um sistema de recolha de dados homogéneo, totalmente informatizado que facilite a consolidação de informação sobre estas epidemias nos grupos mais atingidos pelas mesmas, a supervisão laboratorial e apoio no desenvolvimento de materiais de comunicação e/ou planos de intervenção para o aumento da cobertura dos serviços de rastreio no terreno. O objetivo é promover e garantir a qualidade das intervenções, a uniformização de procedimentos e recolha/reporte de dados epidemiológicos, com vista à melhoria dos sistemas nacionais de vigilância o projeto vai ser monitorizado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e o Serviço de Imunohemoterapia) do Centro Hospitalar de São João (SIH-CHSJ).
No âmbito deste protocolo a Equipa Reduz vai ter formação, para aplicação dos referidos testes, bem como nas questões da monotorização, nos próximos dias 26 e 27 de abril no Porto.
Considerando as características dos utentes da Reduz, que manifestam sempre grande dificuldade para se deslocarem a estruturas de saúde para realização de rastreios, este protocolo vai permitir o conhecimento do estatuto serológico dos que recorrem a este equipamento, de forma mais célere e eficaz, constituindo-se assim como uma mais-valia para a Cáritas de Coimbra.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.