Cáritas Coimbra participa no 4.º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável

No passado dia 16 de maio, a Cáritas Diocesana de Coimbra participou no 4.º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável, organizado pelo Ageing@Coimbra. O evento teve lugar no Auditório do Pólo III da Universidade de Coimbra.

O evento, que teve lugar no Auditório do Pólo III da Universidade de Coimbra, reuniu diversas entidades da região interessadas na temática e uma parte significativa do ecossistema do Ageing.

No primeiro Painel, Envelhecimento Ativo e Saudável: uma prioridade europeia, foi moderador o Sr. Pe Luís Costa, Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra.

No âmbito do Painel 2 do Congresso, Boas práticas desenvolvidas pelos parceiros, foi apresentado o projeto GrowMeUp, numa intervenção conjunta realizada pelo Eng. Luís Santos, da Universidade de Coimbra (líder de consórcio) e por Carina Dantas, da Cáritas Diocesana de Coimbra (coordenadora do projeto na Cáritas).

A apresentação pretendeu informar os participantes dos traços gerais do projeto, com especial realce para os seus fatores de inovação. Numa primeira fase da intervenção foram enfatizadas as valias tecnológicas do projeto, nomeadamente a capacidade de aprendizagem do robô GrowMu, a capacidade de comunicação do sistema através da cloud e a criação de uma rede virtual de cuidadores em torno do idoso utilizador da tecnologia.

A segunda parte da apresentação focou-se na inovação do GrowMeUp ao nível da constituição do consórcio, realçando-se a participação ativa da academia, empresas e utilizadores finais nas várias fases de desenvolvimento do projeto. Foram também apresentadas imagens e vídeo da interação do robô com os idosos da Cáritas.

Pode consultar mais informações e fotos em https://ageingcoimbra.pt/#/eventos/IVcongresso e https://www.facebook.com/306937402744985/photos/pcb.853048124800574/853047588133961/?type=3&theater