Cáritas de Coimbra dá arranque ao Peditório Nacional com performance de rua

Sensibilizar a comunidade para o Peditório Nacional da Cáritas foi o objetivo de uma performance realizada no Largo da Portagem. A ação partiu da Cáritas Diocesana de Coimbra e envolveu utentes e colaboradores e ainda a participação de jovens músicos da Escola de Música S. Teotónio.

Cáritas de Coimbra dá arranque ao Peditório Nacional com performance de rua

Sensibilizar a comunidade para o Peditório Nacional da Cáritas foi o objetivo de uma performance realizada no Largo da Portagem no dia 23 de fevereiro. A ação partiu da Cáritas Diocesana de Coimbra e envolveu utentes e colaboradores dos seus equipamentos Farol e Centro Comunitário de Inserção e ainda a participação de jovens músicos da Escola de Música S. Teotónio.

Dois músicos começaram a atuação quando uma pessoa do público colocou uma moeda no chapéu à sua frente. Juntaram-se a eles outros nove músicos interpretando Ariosa, de Sebastian Bach. Empunhando placas que iam construindo a frase “Quanto vale uma moeda para quem precisa?”, mote do Peditório da Cáritas Diocesana de Coimbra, foram-se agrupando os utentes e colaboradores da instituição. O público foi-se movimentando e colocando moedas no chapéu, chamando a atenção dos transeuntes. A performance terminou com imagens simbólicas que traduzem o valor de uma moeda para quem se encontra em situação de carência económica: um coração, um arco-íris, sorrisos, uma flor e raios de sol.

Arranca assim o Peditório Anual Cáritas que irá decorrer a nível nacional de 25 a 28 de fevereiro. Na Diocese de Coimbra que abrange cinco distritos os cidadão encontrarão, nas ruas e superfícies comerciais, voluntários devidamente identificados a recolher os donativos de todos os que se juntarem a esta causa. O valor angariado no peditório reverte a favor do Centro de Apoio Social – CAS, da Cáritas de Coimbra, que apoio pessoas em situação de carência económica e exclusão social.

Todos os anos a Cáritas Diocesana de Coimbra tenta manter a sua resposta aos inúmeros pedidos de apoio que recebe. O Peditório Nacional é essencial para que consiga dar resposta às necessidades emergentes das pessoas que recorrem à instituição.

Através do  CAS da Cáritas de Coimbra, no ano 2014 foram apoiadas 1814 pessoas, num total de 671 famílias, tendo sido angariados nesse ano 25,585,90€ no peditório. Já em 2015 receberam apoio 2374 indivíduos, no total de 905 famílias, o que se traduz num aumento de 30,87% em relação ao ano transato.

Em 2015 foram angariados 26,598,90€, numa ação que decorreu com a ajuda de mais de 500 voluntários. A Cáritas Diocesana de Coimbra apela assim à participação da sociedade civil para que, com a ajuda de todos, possa continuar a apoiar aqueles para quem uma moeda vale muito!