Cáritas Diocesana de Coimbra participou na Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

A Cáritas de Coimbra, aliada às iniciativas da Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites, esteve presente, de 18 a 25 de novembro em alguns polos da Universidade de Coimbra, onde técnicos da Equipa Reduz, com formação na área, realizaram testes de rastreio rápido

A Cáritas de Coimbra, aliada às iniciativas da Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites, esteve presente, de 18 a 25 de novembro em alguns polos da Universidade de Coimbra, nomeadamente, Faculdade do Desporto, Faculdade de Economia, Faculdade de Antropologia e Associação Académica de Coimbra, onde técnicos da Equipa Reduz, com formação na área, realizaram testes de rastreio rápido, tendo como objetivo sensibilizar a população portuguesa para os benefícios do rastreio de VIH e hepatites virais. Estes testes são gratuitos, rápidos e anónimos.

A Cáritas de Coimbra integra a Rede de Rastreio Comunitária, projeto promovido Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT), em parceria com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e o Serviço de Imunohemoterapia do Centro Hospitalar de São João. Trata-se de um projeto que pretende colocar em funcionamento um sistema de deteção precoce do VIH, vírus da hepatite B e C e sífilis, com base em Organizações da Sociedade Civil, dirigido a populações consideradas em risco acrescido, nomeadamente profissionais do sexo, pessoas que usam drogas, população migrante e homens que têm sexo com homens. Procura também recolher e reportar dados, que permitam a vigilância do estado epidemiológico das infeções e, em simultâneo, assegurar a referenciação adequada e acompanhamento das pessoas com resultados reativos para os serviços do Serviço Nacional de Saúde.

Esta iniciativa faz um apelo à comunidade europeia para reunir esforços durante esta semana de forma a sensibilizar as pessoas sobre as vantagens de conhecer o estatuto serológico para a infeção pelo VIH, hepatites B e C e sífilis. Ao longo desta semana, foi possível fazer os testes em 26 locais de Portugal, geridos pelas 21 organizações da sociedade civil.

Só fazendo o teste é possível conhecer o estatuto serológico para estas infeções. Atualmente, com um tratamento adequado é possível curar a infeção pela hepatite C. De igual modo, através de um tratamento precoce e eficaz para a infeção pelo VIH, é possível atingir carga viral indetetável, tornando assim o vírus intransmissível.