CENTRO DE DIA DE S. SEBASTIÃO DA FEIRA

APRESENTAÇÃO

Nome: Centro de Dia de S. Sebastião da Feira

Localização: Edifício do Grupo Recreativo, Largo Principal nº2. 3400-733 S. Sebastião da Feira

Capacidade:

Centro de Dia – 13 utentes
Serviço de Apoio Domiciliário – 12 utentes

Tipo de resposta: Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

O Centro de S. Sebastião da Feira abriu as suas portas em dezembro de 1998. A Cáritas conseguiu concretizar uma aspiração da comunidade com o apoio de alguns organismos locais, designadamente a Junta de Freguesia e o Clube Recreativo Feirense que cedeu as instalações para o seu funcionamento.

Até hoje a atividade do Centro é desenvolvida no mesmo espaço que foi alvo de obras de adaptação à atividade.

Desde sempre prestou um serviço de qualidade, reconhecido pelos utentes.

FREGUESIAS ABRANGIDAS PELO SERVIÇO DOMICILIÁRIO

´

Freguesia

Concelho

Distrito

S. Sebastião da Feira

Oliveira do Hospital

Coimbra

GRUPO-ALVO

Os destinatários do Serviço de Apoio Domiciliário são pessoas maiores de 65 anos que, por motivos de doença, deficiência ou outro impedimentos, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas atividades básicas e /ou atividades da vida diária.

Excecionalmente e em casos devidamente fundamentados poderão ser admitidos pessoas cm idade inferior.

O Centro de Dia acolhe pessoas maiores de 60 anos, procurando proporcionar-lhes um são ambiente de convívio e de participação, gerador de bem-estar social e pessoal.

Excecionalmente e em casos devidamente fundamentados poderão ser admitidas pessoas com idade inferior.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

O Centro de Dia presta apoio diário à população idosa que por motivo de doença ou outra situação necessite dos serviços para promover a qualidade de vida.

Tem uma equipa de apoio permanente, transporte para transporte dos utentes, higiene pessoal, tratamento de roupas, higiene habitacional, refeição noturna, alimentação aos fins de semana e feriados, aquisição de bens e serviços, animação, passeios, colónias de férias.

O Serviço de Apoio Domiciliário presta apoio à população idosa que por motivos de doença ou outra situação necessite dos serviços para promover a qualidade de vida. Processa-se no domicílio do utente e tem os serviços: higiene pessoal diária / bi-diária, tratamento de roupas, alimentação todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), higiene habitacional, animação.

Promove-se a autonomia do utente no domicílio.

Existe um serviço de ginástica gerontológica para Centro de Dia e SAD.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Para formalizar a inscrição deve-se dirigir às instalações do Centro de S. Sebastião da Feira, preencher o impresso de candidatura, com entrega dos respetivos documentos e comprovativos necessários.

O horário de atendimento é das 8h30 às 17h30. O Centro dará uma resposta no espaço de uma semana às candidaturas que lhe chegam.

O centro de dia funciona das 8h30 às 17h30.

O apoio domiciliário funciona das 8h30 às 17h30. Aos fins de semana e feriados, as higienes pessoais aos idosos efetuam-se a partir das 8h e a entrega de alimentação entre as 11h30 e o 12h30.

Para atendimento com a Diretora Técnica a marcação pode ser feita consoante a disponibilidade do utente / familiar.