Dia Mundial de Luta Contra a Sida
Dia Mundial de Luta Contra a Sida
A Equipa Reduz vai assinalar as comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, na semana de 1 a 9 de dezembro, com a realização de testes de rastreio a VIH, Hepatites e Sífilis, testes estes que são anónimos, gratuitos e rápidos.
Dia Mundial de Luta Contra a Sida
A Equipa Reduz vai assinalar as comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, na semana de 1 a 9 de dezembro, com a realização de testes de rastreio a VIH, Hepatites e Sífilis, testes estes que são anónimos, gratuitos e rápidos. Os testes serão realizados no Centro de Dia Sol Nascente, Farol, Centro Comunitário S. José, Apartamento de Reinserção e Equipa Reduz., onde os técnicos da Reduz se deslocarão para realizar os testes a quem o pretenda.
Esta data, é assinalada desde 1988 e pretende chamar a atenção para a infeção pelo VIH, tendo este ano como lema: “Aceda aos Direitos da Equidade Agora” . Combater o estigma e a discriminação, proteger os direitos humanos das pessoas infetadas, implementar ambientes jurídicos que protejam as pessoas que vivem com VIH, bem como populações com maior risco de infeção, garantir a cobertura dos serviços para as pessoas mais vulneráveis e garantir o acesso dos doentes a tratamentos antirretrovirais, são os grandes objetivos da estratégia para as questões da Infeção pelo VIH/sida.
O vírus da imunodeficiência adquirida (VIH), foi identificado em 1981 e desde aí já matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. Todos os dias, mais de 7 mil pessoas são infetadas pelo VIH. Em todo o mundo 36,7 milhões de pessoas estão infetadas pelo VIH e destes, só 18,2 milhões têm acesso à terapêutica antirretroviral, o que significa que mais de 60% das pessoas com VIH continuam sem acesso à medicação.
Em Portugal, são 45 mil as pessoas infetadas com VIH, mas é ainda substancial o número de pessoas que, estando infetadas o desconhecem e isto acontece porque não fazem rastreio.
Quanto mais cedo forem diagnosticadas as infeções, mais cedo se começa o tratamento e mais controlada fica a doença.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.