Estamos preparados para os desafios de amanhã?

Em 2020, as pessoas com 60 anos ou mais será maior em número do que as crianças com menos de 5 anos. Em 2050, a população idosa do mundo terá dobrado para 2 biliões. O número de pessoas com 60 anos ou mais vai subir de 900 para 2000 milhões entre 2015 e 2050.

Estamos preparados para os desafios de amanhã?

O número de pessoas com 60 anos ou mais vai subir de 900 para 2000 milhões entre 2015 e 2050 (passando de 12% para 22% da população mundial total).

Esses números são impressionantes. Colocam-se questões como a sustentabilidade dos sistemas sociais, as baixas pensões e os custos de saúde a aumentar exponencialmente: estamos preparados para os complexos desafios da longevidade de amanhã?

Estes desafios proporcionam oportunidades únicas e ameaças consideráveis, se não agirmos em breve. Governos e autoridades locais têm um interesse direto na promoção ativa da longevidade. Mas eles não estão sozinhos. Todos os sectores e partes interessadas têm um papel a desempenhar para permitir o progresso das comunidades numa visão de intervenção ao longo de todo o ciclo de vida.

Nas vésperas do Dia Internacional das Pessoas Idosas (1 de outubro), estamos de facto, como se desejava, “rumo a uma sociedade para todas as idades”?

A Cáritas Diocesana de Coimbra irá partilhar a sua visão, assumindo uma ativa participação na construção de uma “Comunidade promotora de um desenvolvimento sustentado”, na Abertura do Ano Cáritas de Coimbra 2016-2017, realizando uma sessão pública que apresente algumas prioridades de intervenção e suas boas práticas.

Para tal, irá contar com a participação de personalidades da região e nacionais, representativas de algumas das áreas de atuação da missão Cáritas de Coimbra:

1.    Envelhecimento – retrato de uma Região de Referência | Prof. Ana Abrunhosa (Presidente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro)
2.    Estratégia de desenvolvimento económico e social da Região | Dr. João Ataíde das Neves (Presidente Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra)
3.    Inovação e internacionalização | Eng. António Cunha (Instituto Pedro Nunes)
4.    Voluntariado e ação de proximidade | Prof. Eugénio Fonseca (Cáritas Portuguesa)

Associado ao espírito de cada uma destas áreas de referência serão apresentados exemplos de boas práticas, criando-se assim uma partilha de perspetivas internas e externas à comunidade Cáritas de Coimbra. A sessão de abertura será dinamizada pelo Presidente da Cáritas de Coimbra, Pe. Luís Costa e no encerramento contaremos com a intervenção do Rev. Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.

Este evento terá lugar no próximo dia 28 de setembro, a partir das 15:30, na Sede Social da Cáritas de Coimbra, sita Rua D. Francisco de Almeida, n.º 14 3030-382 Coimbra.

Esta sessão estará acessível à comunidade Cáritas, à Comunicação Social e ao público em geral. Não é necessária pré-inscrição, agradecendo-se apenas confirmação da presença para o email correio@caritascoimbra.pt

Para mais informações sobre esta e outras atividades da Cáritas de Coimbra, consulte o site, facebook ou contacte-nos através do telefone 239 792 430 ou para o email correio@caritascoimbra.pt.