Fisioterapia Respiratória
Fisioterapia Respiratória
A Cáritas Diocesana de Coimbra tem à disposição, na sua Clínica de Medicina Física e de Reabilitação localizada no Areerio em Coimbra, uma equipa de técnicos e profissionais especializados em diversos tratamentos, sendo um deles a Terapia Respiratória.
A intervenção do Fisioterapeuta na área da Fisioterapia Respiratória centra-se na prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas (crianças, adultos, idosos) com problemas/patologias respiratórias, ou em risco de as desenvolver, com compromisso do seu bem-estar e qualidade de vida. A Fisioterapia Respiratória pode ser útil em qualquer fase do ciclo de vida.
A Fisioterapia Respiratória é benéfica em situações como: asma, bronquiolite, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), Infeções respiratórias, paralisia cerebral, doentes acamados, fibrose pulmonar, atelectasias, cirurgia torácica/abdominal, derrames pleurais, doenças neuromusculares, obesidade mórbida, esclerose múltipla, doentes em unidades de cuidados intensivos, cifoescoliose, etc.
O Fisioterapeuta com formação nesta área dispõe de um conjunto de saberes que lhe permitem uma intervenção orientada. Após avaliação, o Fisioterapeuta utiliza as técnicas mais adequadas a cada caso. Algumas das técnicas são: técnicas não-instrumentais e instrumentais de remoção de secreções, aerossolterapia por nebulização, técnicas de fortalecimento dos músculos respiratórios, técnicas de ventilação e expansão pulmonar, técnicas de controlo respiratório, técnicas de alongamento e fortalecimento muscular e treino de exercício. A EDUCAÇÃO do utente e dos seus familiares/cuidadores é um elemento muito importante e está sempre presente na intervenção do fisioterapeuta.
Na criança, o objetivo da fisioterapia respiratória é limpar as vias aéreas superiores e os pulmões da criança de qualquer secreção que possa restringir a respiração normal, ou prejudicar os seus padrões de sono e de alimentação. Esta atuação permite evitar infeções e complicações broncopulmonares, melhorar os níveis de oxigénio no sangue, aumentar a força e a resistência da musculatura respiratória, o que resulta para a criança numa melhoria da qualidade de vida e num bem-estar físico e psicológico. O ensino aos pais/cuidadores de uma boa higiene brônquica e das vias aéreas superiores é peça fundamental na intervenção do fisioterapeuta pois permitirá diminuir a recorrência da patologia respiratória e diminuir a incidência de outros problemas (por exemplo otites).
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.