Idosos Visitadores da Cáritas de Coimbra tiveram 2ª sessão de formação
Idosos Visitadores da Cáritas de Coimbra tiveram 2ª sessão de formação
O projeto-piloto da Cáritas de Coimbra IdoVis teve no dia 15 de março a segunda sessão de formação dirigida a idosos e técnicos da área. Esta sessão de formação foi dinamizada pela Professora Doutora Rosa Melo (ESEnfC) e contou também com a participação da Enfermeira Nídia Salgueiro.
Idosos Visitadores da Cáritas de Coimbra tiveram 2ª sessão de formação
O projeto-piloto da Cáritas de Coimbra IdoVis teve no dia 15 de março a segunda sessão de formação dirigida a idosos e técnicos da área. Idosos visitadores de outros idosos é a base de um projeto que surgiu da necessidade expressada por idosos com maior dependência de terem pessoas para conversarem, conviverem, reforçando os laços de afeto e de proximidade.
Esta sessão de formação foi dinamizada pela Professora Doutora Rosa Melo (ESEnfC) e contou também com a participação da Enfermeira Nídia Salgueiro. As formadoras apresentaram verdadeiros desafios na promoção do envelhecimento ativo, que podem ser colmatados através dos pilares e filosofia da humanitude.
A Enfermeira Rosa explicou aos formandos a importância do toque, estimulação, diálogo e proximidade dos idosos que irão visitar, reforçando os “milagres” que podem ocorrer a nível físico quando os idosos são abordados com técnicas corretas, que reforçam a ligação interpessoal, respeitam as necessidades e contingências pessoais de cada idoso e são realizadas com carinho e humanidade.
A palestrante cativou a atenção e despertou a curiosidade de todos aqueles que assistiram, participando ativamente no desenrolar da sessão com questões e comentários.
Os idosos que realizaram a formação vão ter a primeira sessão de formação-ação no dia 22 de março, sendo esta já uma fase de treino prático para iniciarem as suas visitas, que terão lugar ainda no mês de março.
Durante os próximos três meses, as visitas decorrerão semanalmente e serão realizadas sessões de grupo periódicas com o grupo de visitadores para avaliação do projeto e acompanhamento próximo dos participantes, disponibilizando um espaço de partilha e “supervisão” para os envolvidos.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.