Intergeracionalidade

Uma realidade no envelhecimento na Cáritas Diocesa de Coimbra – Centro Social S. Pedro

O Centro Social S. Pedro, equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra, situado há 25 anos no Bairro do Ingote, promove desde a sua génese um envelhecimento ativo e procura que haja um envolvimento intergeracional. As respostas sociais que possui permitem que tal aconteça (creche, serviço de apoio domiciliário e centro de dia).

O seculo XXI será o século dos idosos. O envelhecimento populacional é uma realidade ao nível mundial. A promoção do envelhecimento ativo é o grande desafio do presente e do futuro.

A OMS em 2002 definiu envelhecimento ativo como ”processo de otimização das oportunidades para a saúde, a participação e a segurança, a fim de melhorar a qualidade de vida com a idade”.

Jacob, em 2008, definiu o envelhecimento ativo como o processo de promover “o bem-estar físico, social e mental (…) e inclui a participação ativa dos seniores nas questões económicas, culturais, espirituais, cívicas e na definição das políticas sociais”, tendo por objetivo a “aumentar a expetativa de vida saudável e a qualidade de vida”.

alt

Quando se programa o plano de ação das respostas sociais, este Centro dita-se por pensar em ações e atividades que potenciem a estimulação e manutenção das competências motoras e cognitivas da pessoa idosa com vista à obtenção de uma melhoria no desempenho e satisfação de vida. Atividades intergeracionais são uma realidade que é promovida com a Creche do Centro e Centros de Atividades de Tempos Livres da Cáritas Diocesana de Coimbra, entre outros.

O plano de ação é preparado e desenvolvido num contexto de participação, onde os idosos podem dar a sua opinião, propor atividades que queiram desenvolver e participar nas atividades diárias da instituição, promovendo o encontro de gerações e a ligação com outros elementos da comunidade.

Nos tempos que correm cada vez mais se pretende que este Centro Social S. Pedro seja um Centro em movimento, um Centro onde se privilegia o conceito de humanitude.

Para essa meta ser atingida desenvolvem-se atividades que contribuem para um envelhecimento ativo e que pretendem promover o bem-estar e a inclusão social ao longo da vida.

O Centro é movido por um ideal de envelhecimento ativo que dê melhor qualidade de vida aos idosos. Envelhecer de forma ativa significa ocupar o tempo com diferentes atividades que os façam tomar consciência de que  a falta de objetivos e metas que muitas vezes acompanham o processo de envelhecimento podem levar ao isolamento, que tem como consequência a solidão. Eles deverão ter um papel ativo e fundamental na promoção da sua própria saúde e devem ser atores fundamentais na procura de soluções e respostas adequadas quer às suas vontades, quer às suas necessidades.

Envelhecer de uma forma ativa significa também continuar a desempenhar um papel ativo na sociedade através da aprendizagem e da partilha de experiências e saberes.

Por isso, e para ser mais que apenas exercício físico, as diferentes atividades procuram cobrir todas as dimensões do ser humano, como sejam:
– Ginástica gerontológica
– Formações
– Reuniões
– Atividade intergeracionais
– Passeios
– visitas culturais
– Convívios temáticos
-Jogos e atividades de estimulação cognitiva
– atividades recreativas
– Jogos tradicionais
– novas tecnologias
– outras atividades de carater social e cultural

Os objetivos do trabalho que desenvolvemos com os idosos vão ao encontro dos objetivos do ENVELHECIMENTO ATIVO que a OMS, em 2002, delineou:

•Estender a expetativa de vida saudável e de qualidade de vida a todas as pessoas enquanto envelhecem;
•Aumentar a satisfação com a vida enquanto se envelhece;
•Aumentar a participação social, cultural e económica;
•Reduzir as mortes prematuras;
•Reduzir as incapacidades associadas às doenças crónicas.

A expetativa de uma vida saudável e a melhoria da qualidade de vida dos idosos, mesmo os mais frágeis e fisicamente incapacitados, é o que se pretende neste equipamento, estejam os idosos em centro de dia ou em serviço de apoio domiciliário.
Uma vida ativa melhora a saúde mental.  A frequência de contactos sociais pode permitir que as pessoas idosas fiquem mais tempo independentes e saudáveis.

alt

Idosos felizes, Centro feliz.
Cuidar vidas com afetos.