O papel da fisioterapia no envelhecimento ativo saudável

O envelhecimento é um processo natural e contínuo do organismo que acontece inevitavelmente com o passar dos anos. É caracterizado pela diminuição das funções fisiológicas e de todas as capacidades físicas, tornando os idosos dependentes de terceiros para conseguir as actividades do quotidiano.

Com o passar dos anos ocorrem perdas naturais físicas, como a perda de força, da flexibilidade, da velocidade, da massa óssea (osteopenia), redução da massa muscular e aumento da gordura corporal. Estas alterações fisiológicas podem levar ao aparecimento de problemas como a perda de equilíbrio, comprometimento da marcha e problemas psicológicos como a baixa da autoestima e depressão.

Com o aumento do número de idosos na população, aumentam as doenças associadas ao envelhecimento, tais como: neurológicas, cardiovasculares, fracturas, lesões articulares, respiratórias, entre outras.

As doenças neurológicas podem ocorrer em idosos ou jovens, em organismos mais debilitados ou até mesmo naqueles que gozam de boa saúde. No entanto são nos organismos mais debilitados, frágeis e mais envelhecidos que o aparecimento de patologia neurológica é mais frequente. Na população idosa é comum o aparecimento de Acidentes Isquémicos Transitórios (AIT), Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Esclerose Múltipla, Mielopatias, Neuropatias e Demências.

Desta forma a fisioterapia assume um papel imprescindível na atenção primária ao idoso, pois auxilia tanto na prevenção das doenças causadas pelo envelhecimento como na promoção da sua independência e qualidade de vida. Preserva a função motora do idoso e retarda a instalação de possíveis incapacidades próprias do processo de envelhecimento e trata de dificuldades, alterações e sintomas que já tenham atingido o seu organismo.

O programa de fisioterapia no idoso melhora as actividades do quotidiano, a sua disposição e em algumas condições faz com que passe a fazer o que antes não conseguia, melhorando assim o seu estado psicológico. Este facto leva a mudanças na maneira de pensar e de encarar as dificuldades, no entendimento e aceitação do processo de envelhecimento e socialização.

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem ao dispor dos seus utentes uma Clínica de Medicina Física e Reabilitação com diversos serviços incluindo fisioterapia adaptada às patologias não só físicas mas também neurológicas referidas.

O espaço físico onde se realiza a fisioterapia é um local acolhedor, onde o idoso partilha sentimentos e experiências, não só com os profissionais, mas também com outros utentes que passam dificuldades semelhantes. Esta interacção, permite ao idoso alcançar uma maior confiança, auto estima e disponibilidade para as relações interpessoais. Assim sendo, a capacidade de socialização fica também reforçada.

O tratamento de fisioterapia possui técnicas adequadas para melhorar os sinais/sintomas e restaurar funções motoras, cognitivas e psicológicas do idoso. O fisioterapeuta selecciona exercícios terapêuticos adequados a cada individuo, tais como: mobilização passiva e ativa, alongamentos, exercícios de fortalecimento (isométricos e isotónicos), exercícios em AVD, treino de marcha, treino de equilíbrio, entre outros. Através do programa delineado pelo fisioterapeuta, a fisioterapia apresenta benefícios como: envelhecimento com qualidade de vida, aumento da força muscular, melhoria na sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como coordenação dessas funções, levando a uma independência e conforto na realização das suas AVD.