“Um dia vou ser madrinha do Sementes do Saber”

“Um dia vou ser madrinha do Sementes do Saber”

A Cáritas Diocesana de Coimbra apresentou no dia 1 de setembro, em sessão pública, o projeto Sementes do Saber para o ano letivo 2016/2017. Esta é já a sexta edição do projeto que apoiou, nos últimos 5 anos, 174 crianças e jovens provenientes de famílias em situação de carência económica, para que possam prosseguir com os seus estudos, graças à solidariedade de padrinhos que abraçaram esta causa.

O Projeto Sementes do Saber é um Projeto da Cáritas Diocesana de Coimbra, implementado em 2011, que visa apoiar crianças e jovens da Diocese de Coimbra, cujas famílias se encontram em situação de fragilidade económica e que sejam detentores de provas de sucesso escolar, através da aquisição de livros e material escolar.

Para apresentar o projeto, estiveram presentes no Espaço FNAC Café, o Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Pe. Luís Costa e Graça Ferreira, Diretora Técnica do Centro Comunitário S. José, equipamento no qual teve início o Sementes do Saber. Para contribuir com os seus testemunhos, compareceram dois jovens apoiados pela iniciativa: António Eloi e Angélica Conceição.

O Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra realçou a importância de promover um projeto que minimize o insucesso escolar ou o mesmo o abandono. “A expressão mais básica de uma sociedade inclusiva é a sua capacidade em assegurar a todos o acesso à educação e formação humanas, com os mesmos ou idênticos meios e recursos, de modo a garantir a todos a igualdade de oportunidades”, referiu Pe. Luís Costa.

Graça Ferreira, fez um balanço do impacto que este projeto teve, desde a sua implementação, nos jovens e comunidade abrangida pelo mesmo. Ao longo dos 5 anos de existência do Projeto Sementes do Saber, a Cáritas Diocesana de Coimbra apoiou 174 crianças/jovens, o que se traduziu em 263 apoios no valor global de 23438,02€.

Foram também apresentadas as necessidades para o ano letivo 2016/17, no qual estão já sinalizados 42 potenciais beneficiários, com provas de sucesso escolar e provenientes de famílias com baixos rendimentos. Neste sentido, estão já a decorrer duas campanhas: uma de venda de canetas  e outra que consiste na recolha de livros usados que possam ser reutilizados ou de papel para ser reciclado, cujo valor reverte a favor do projeto.

Os jovens António e Angélica transmitiram ao público os seus sinceros testemunhos sobre a influência do Sementes do Saber nas suas vidas. António candidatou-se ao Ensino Superior, sendo a sua primeira opção a área da informática, realçando que “a educação é um bem universal que deve ser apoiada e levada a sério pela sociedade”.

Angélica rematou a sessão referindo que “de forma a retribuir este apoio gostava de um dia ser também madrinha do projeto Sementes do Saber. Eu não gostava, eu vou ser mesmo!”, aproveitando a oportunidade para sensibilizar todos os presentes e a comunidade em geral para apoiar o Projeto Sementes do Saber e as suas campanhas.

A Cáritas Diocesana de Coimbra agradece à FNAC por gentilmente ter cedido o espaço para a conferência de imprensa, aos mass media por carinhosamente apoiarem a divulgação do projeto, a todos os presentes e a todos os padrinhos e futuros padrinhos do projeto Sementes do Saber.