Terapia por Ondas de Choque

A Clínica de Medicina Física e de Reabilitação do Centro Rainha Santa Isabel, equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra em funcionamento desde 1998, é uma clínica com multivalências e está aberta ao público em geral, tendo acordos com entidades como ARS, ADSE, seguros, entre outros. Neste espaço podem realizar-se inúmeros tratamentos, sendo um deles a terapia por Ondas de Choque.

A terapia por Ondas de Choque (radiais) é um tratamento não convencionado na maioria dos subsistemas de saúde mas é uma escolha eficaz no tratamento de várias patologias tais como: epicondilite lateral, tendinopatia calcificada do ombro, fasceíte plantar, esporão do calcâneo, tendinopatia patelar e de Aquiles, entre outras. Vários estudos atestam a eficácia desta técnica nas diferentes patologias mencionadas, no que respeita às melhorias dos indicadores de dor e funcionalidade, que se mantêm pelo menos durante 3 meses.

Habitualmente, é utilizada em utentes cujos tratamentos convencionais não surtem os efeitos desejados. A terapia por Ondas de Choque é um tratamento não invasivo, geralmente bem tolerado e com poucos efeitos secundários podendo, muitas vezes, evitar uma intervenção cirúrgica.

É uma técnica diferenciada não só pela sua aplicação mas pelo tempo despendido em tratamento, a aplicação pode durar em média 15 minutos. As sessões são distribuídas por 3 a 5 semanas e o utente realiza uma sessão semanal.