Vidas Traficadas

O Centro Comunitário de Inserção (CCI), equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra a funcionar na Baixa, dando continuidade às Sessões de Sensibilização denominadas Pontos de Encontro, realizou no passado dia 24 de Novembro mais uma ação, sob a temática Vidas Traficadas.

A sessão realizou-se com a colaboração da APF, nomeadamente com a Dr.ª Sónia Araújo, Psicóloga, que foi quem dinamizou a sessão.

Foram dadas algumas noções sobre prevenção deste crime, Tráfico de Seres Humanos, que podem chegar às 1400 vítimas em Portugal. Segundo a Dr.ª Sónia, na maioria dos casos, as Pessoas vão ao encontro de uma oferta de trabalho aliciante, mas que rapidamente veem que não corresponde à realidade. Este crime pode acontecer por parte da família da vítima. Raramente as vítimas conseguem libertar-se sozinhas. Por vezes não sabem os seus direitos e têm vergonha do que lhes aconteceu.

Foram ainda dados alguns exemplos de situações que aconteceram, para que os presentes tivessem noção do que é possível acontecer.

Estiveram presentes cerca 20 Utentes, na sua maioria Beneficiários de Rendimento Social de Inserção. A sessão contou com Utentes da Comunidade Renascer e do Centro Comunitário de Inserção.