4º report da AÇÃO CÁRITAS_Incêndios 2017: 1 MÊS DEPOIS…

A ação da Cáritas de Coimbra iniciou na semana passada a segunda fase (“fase de apoio”) no acompanhamento às populações afetadas pelos incêndios. Ao longo do ultimo mês, com a generosidade de 200 empresas, instituições, associações e particulares, e 100 voluntários Cáritas de Coimbra, 200 famílias foram apoiadas. Foram angariados 52.000 produtos, entregues 8000 e os donativos em numerário, contabilizados, são nesta data, 1.267.915,87€.

4º report da AÇÃO CÁRITAS_Incêndios 2017: 1 MÊS DEPOIS…

Após três semanas em “fase de emergência”, a ação da Cáritas de Coimbra iniciou na semana passada a segunda fase (“fase de apoio”) no acompanhamento às populações afetadas pelos incêndios.

Ao longo do ultimo mês, os técnicos da Cáritas de Coimbra concretizaram 100 visitas às famílias dos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos, onde responderam às necessidades básicas e urgentes e procederam ao registo pormenorizado das famílias e pessoas afetadas pelos incêndios, bem como das suas perdas (humanas, bens e animais). Nalguns casos as necessidades ao nível do recheio e recuperação das habitações foram resolvidas, resultado da generosidade de particulares, associações e empresas que nos foram entregando bens para as residências.

No Centro Operacional foram sinalizadas e encaminhadas para os técnicos 24 famílias, e no âmbito da iniciativa “Entrega de bens à população” foram apoiadas diretamente 90 famílias.

Nestas quatro semanas a Cáritas de Coimbra, em articulação com outras entidades, com as paróquias e com o apoio de 100 voluntários, chegou a mais de 200 famílias.

A realização desta ação, e a resposta imediata, tem sido resultado da generosidade de 200 empresas, instituições, associações e particulares, que se juntaram para apoiar as famílias e confiaram à Cáritas de Coimbra a sua intermediação.

Foram angariados 52.000 produtos e entregues 8000, notando-se uma alteração das necessidades e dos pedidos, fruto das necessidades básicas e urgentes estarem a ser colmatadas. Os donativos em numerário, contabilizados, são nesta data, 1.267.915,87€.

No curto/médio prazo, a ação Cáritas de Coimbra, passa pela continuidade diária dos técnicos no terreno e da equipa de logística no centro paroquial, para receber os donativos e encaminhar potenciais beneficiários que ali acorram.

Os contatos com entidades, particulares, técnicos e voluntários passam agora por gerir, angariar e garantir antecipadamente as futuras necessidades nomeadamente para a reconstrução de habitações, anexos e culturas, possibilitando que as comunidades regressem à normalidade das suas vidas tão cedo quanto possível.

Durante esta semana contamos ter a identificação das necessidades que nos vão ser confiadas, para que possamos aplicar, o mais rápido possível, os donativos entregues e assim responder ao compromisso com as pessoas e com as comunidades!

Relembramos os contatos da Cáritas de Coimbra nesta ação:

– Responsável da equipa no terreno:

Mariana Figueiredo

e-mail: marianafigueiredo@caritascoimbra.pt

telemóvel: 968 772 974

– Contatos para donativos e emissão de recibos:

Margarida Carvalho

e-mail: margaridacarvalho@caritascoimbra.pt

telemóvel: 925 763 653

A CÁRITAS de COIMBRA reitera um sentido agradecimento a TODOS que ofereceram a sua generosidade de coração, fazendo parte integrante da reconstrução de VIDAS e COMUNIDADES!

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: Mapa de Donativos em numerário (actualizado às 00h00m de 14.07.2017)

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: Mapa de Donativos em espécie (actualizado às 00h00m de 17.07.2017)