: Cáritas Coimbra apresenta iniciativas no I Congresso Internacional de Geriatria

Cáritas Coimbra apresenta iniciativas no I Congresso Internacional de Geriatria

Cáritas Coimbra apresenta iniciativas no I Congresso Internacional de Geriatria

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve no dia 23 de junho, na Mealhada a participar como palestrante no I Congresso Internacional de Geriatria e Saúde Mental, organizado pela Replicar Socialform.

Os quatro painéis do Encontro “Longevidade e Cuidados de Saúde”, “Respostas Sociais em Geriatria e Saúde Mental”, “Treino da Memória” e “Projetos Inovadores em Geriatria e Saúde Mental”, foram apresentados a uma audiência de centenas de participantes por um painel de oradores nacionais e internacionais de elevado reconhecimento e experiência nas áreas da geriatria e saúde mental.

A Cáritas de Coimbra apresentou o projeto GrowMeUp, enquadrado na sua estratégia para a promoção do envelhecimento ativo e saudável e da procura de soluções inovadoras para as alterações demográficas que têm alterado as necessidades nas respostas sociais.

A Câmara Municipal da Mealhada enquanto parceira do evento, referiu que “sendo estas temáticas cada vez mais emergentes e uma preocupação no contexto global, devido ao crescimento exponencial da população idosa em todo o mundo, e, em particular, das situações de demência, é premente, mais que uma reflexão, estabelecer programas adequados à prevenção e reabilitação desta população”, pelo que o Congresso visa “divulgar o que de melhor se está a desenvolver nestas matérias, junto de dirigentes e profissionais das áreas da saúde, sociais e humanas, que intervenham com a população geriátrica e de saúde mental, em contexto institucional, clínico ou comunitário”.

Na abertura oficial do evento estiveram presentes Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada; Manuel Ruivo, diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro; Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos; Sérgio Viana, da Ordem dos Psicólogos; e Rui Maia, diretor da Replicar Socialform. O evento contou ainda com momentos musicais da cantora Anabela e uma sessão do Recordista de Memória brasileiro, Renato Alves.