Cáritas Coimbra discute estratégias em Bruxelas | Convénio Europeu para as Alterações Demográficas

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve presente, no Comité das Regiões numa Conferência e na Assembleia Geral do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas.

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve presente por 2 dias em Bruxelas, no Comité das Regiões para a Conferência “Inovação nos cuidados: Como melhorar a qualidade de vida e os serviços para o envelhecimento da população?” e na Assembleia Geral do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas.

No dia 18 de maio de 2017, a Cáritas de Coimbra participou na Conferência “Inovação nos cuidados” com uma comunicação apresentada por Carina Dantas enquanto keynote speaker, no painel Melhorar as estratégias smart city para uma cidade em envelhecimento.

O painel abordou a pressão e mudanças nos serviços sociais e de saúde devido à crescente procura provocada pelos atuais desafios sociais: alterações demográficas, desemprego, pobreza, exclusão social e integração. Para fazer face a estes desafios, os decisores políticos, as autoridades regionais e locais, os sectores público e privado têm de conceber políticas inovadoras, integradas e inclusivas para melhorar a qualidade de vida do crescente envelhecimento urbano.
Discutiu-se, em mesa redonda com a audiência, formas de aumentar a inovação e as práticas de promoção de abordagens orientadas para as pessoas, que tragam benefícios efetivos e reais no âmbito do envelhecimento urbano, numa perspetiva de abordagem ao longo da vida.

A Cáritas de Coimbra esteve igualmente na primeira Assembleia Geral do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas, representada na mesa pela sua Vice-Presidente, Carina Dantas e por dois membros na Assembleia, Ana Jegundo e Pedro Balhau.

Foram apresentadas as atividades realizadas no ano anterior e a estratégia para o próximo período de trabalho, bem como discutidas as formas de financiamento para o futuro e os serviços a prestar aos membros. O Convénio é uma rede europeia que visa reunir todas as autoridades locais, regionais e nacionais e outras partes interessadas que se comprometem a cooperar e implementar soluções baseadas em evidências para apoiar o envelhecimento ativo e saudável como uma resposta abrangente ao desafio demográfico da Europa, contando já com mais de 150 membros ativos.