Cáritas Coimbra discutiu políticas para o envelhecimento em Valência

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou na Conferência Transferir políticas públicas da União Europeia para inovação social regional: melhorar o envelhecimento ativo e saudável para uma sociedade melhor, que decorreu de 6 a 9 de junho, em Valência, Espanha.

Cáritas Coimbra discutiu políticas para o envelhecimento em Valência

Este evento reuniu em Valência várias organizações europeias e não europeias que trabalham para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas para discutir e propor soluções inovadoras que contribuam para incentivar o envelhecimento ativo e saudável, alavancando as oportunidades da Silver Economy e partilhando boas práticas regionais e nacionais numa perspetiva de hélice quádrupla – envolvendo autoridades públicas, academia e investigação, empresas e a sociedade civil, nomeadamente as organizações do terceiro setor.

No dia 7 de junho, a Cáritas Coimbra assistiu às sessões das redes ENSA (European Network for Social Authorities) e ELISAN (European Local Inclusion and Social Action Network), tendo participado no brokerage event por elas organizado. Foram apresentados alguns projetos na área do envelhecimento ativo e saudável e os presentes tiveram oportunidade de trocar ideias e contactos para construir parcerias para iniciativas futuras.

A Cáritas de Coimbra teve oportunidade de relatar as suas experiências e estratégias para um envelhecimento mais saudável, partilhando ações e projetos que desenvolve, como é o caso do Growmeup.

O dia 8 de junho foi dedicado à Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP-AHA), onde a Cáritas Coimbra apresentou e moderou a sessão de trabalhos do grupo D4, referente à Implementação e Escalabilidade de ambientes amigos de todas as idades. Na primeira parte da sessão vários membros do grupo apresentaram experiências e projetos locais e nacionais na área dos ambientes amigos de todas as idades. A segunda parte foi dedicada à atualização do plano de inovação e colaboração do grupo D4 para o período 2016-2018.