Cáritas Coimbra participou em investigação de estimulação dos idosos para atividade física
Cáritas Coimbra participou em investigação de estimulação dos idosos para atividade física
Nos dias 22 e 23 de agosto a Cáritas de Coimbra recebeu a investigadora Martina Caic, para colaboração nas atividades do projeto GrowMeUp, financiado pela União Europeia através do programa Horizonte 2020.
Cáritas Coimbra participou em investigação de estimulação dos idosos para atividade física
Nos dias 22 e 23 de agosto a Cáritas de Coimbra recebeu a investigadora Martina Caic, aluna de Doutoramento da Universidade de Maastricht no âmbito do programa Maria-Curie (H2020), para colaboração nas atividades do projeto GrowMeUp, também financiado pela União Europeia através do programa Horizonte 2020.
A investigadora está a realizar um estudo que visa analisar a diferença entre ser um cuidador a estimular e motivar o idoso a realizar uma atividade física e ser um robô a fazê-lo. No primeiro dia esta investigação realizou-se no Centro Social de S. Pedro e contou com a participação do robô GrowMu, desenvolvido pelo projeto GrowMeUp liderado pela Universidade de Coimbra e que visa apoiar as pessoas idosas nas suas atividades diárias, permanecendo por mais tempo ativas e saudáveis nas suas casas. No segundo dia o protagonista foi o robô Vizzy – um robô assistente que está a ser desenvolvido no âmbito do projeto de Assistência Humana Aumentada (AHA) que é liderado em Portugal pelo investigador Alexandre Bernardino do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, e na Carnegie Mellon University (CMU), nos EUA, por Daniel P. Siewiorek e Asim Smailagic.
Os testes consistiram em o robô convidar os participantes a fazerem jogos que impliquem atividade física. Durante os mesmos, os jogadores tinham de alcançar uma bola projetada num tapete, através dos movimentos dos pés e das mãos.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.