Cáritas Coimbra participou em investigação de estimulação dos idosos para atividade física

Nos dias 22 e 23 de agosto a Cáritas de Coimbra recebeu a investigadora Martina Caic, para colaboração nas atividades do projeto GrowMeUp, financiado pela União Europeia através do programa Horizonte 2020.

Nos dias 22 e 23 de agosto a Cáritas de Coimbra recebeu a investigadora Martina Caic, aluna de Doutoramento da Universidade de Maastricht no âmbito do programa Maria-Curie (H2020), para colaboração nas atividades do projeto GrowMeUp, também financiado pela União Europeia através do programa Horizonte 2020.

A investigadora está a realizar um estudo que visa analisar a diferença entre ser um cuidador a estimular e motivar o idoso a realizar uma atividade física e ser um robô a fazê-lo. No primeiro dia esta investigação realizou-se no Centro Social de S. Pedro e contou com a participação do robô GrowMu, desenvolvido pelo projeto GrowMeUp liderado pela Universidade de Coimbra e que visa apoiar as pessoas idosas nas suas atividades diárias, permanecendo por mais tempo ativas e saudáveis nas suas casas. No segundo dia o protagonista foi o robô Vizzy – um robô assistente que está a ser desenvolvido no âmbito do projeto de Assistência Humana Aumentada (AHA) que é liderado em Portugal pelo investigador Alexandre Bernardino do Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, e na Carnegie Mellon University (CMU), nos EUA, por Daniel P. Siewiorek e Asim Smailagic.

Os testes consistiram em o robô convidar os participantes a fazerem jogos que impliquem atividade física. Durante os mesmos, os jogadores tinham de alcançar uma bola projetada num tapete, através dos movimentos dos pés e das mãos.