Cáritas Coimbra vai discutir políticas para o envelhecimento em Valência, Espanha | 7-8 junho

A Cáritas Diocesana de Coimbra irá participar na Conferência Transferir políticas públicas da União Europeia para inovação social regional: melhorar o envelhecimento ativo e saudável para uma sociedade melhor.

A Cáritas Diocesana de Coimbra irá participar na Conferência Transferir políticas públicas da União Europeia para inovação social regional: melhorar o envelhecimento ativo e saudável para uma sociedade melhor, que terá lugar de 6 a 9 de junho, em Valência, Espanha.

Carina Dantas, Diretora de Inovação da Cáritas, irá apresentar e moderar a sessão da tarde de dia 8 de junho, referente à Implementação e escalabilidade de ambientes amigos de todas as idades.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, promover a saúde durante todo o ciclo de vida inclui a redução das desigualdades na saúde e na velhice, reforçando os sistemas europeus para atender às mudanças das necessidades dos cidadãos e ampliando a evidência de iniciativas sociais e de saúde que afetam o bem-estar das pessoas mais idosas.

Neste contexto, várias organizações europeias e não europeias que trabalham para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas irão reunir-se em Valência (Espanha) para discutir e propor soluções inovadoras que contribuam para incentivar o envelhecimento ativo e saudável, alavancando as oportunidades da Silver Economy e partilhando boas práticas regionais e nacionais numa perspetiva de hélice quádrupla- envolvendo autoridades públicas, academia e investigação, empresas e a sociedade civil, nomeadamente as organizações do terceiro setor.

Para além de reuniões de várias redes e apresentação de projetos e iniciativas que terão lugar durante os dias do evento, o dia 8 de junho será dedicado à Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP-AHA), uma iniciativa piloto lançada pela Comissão Europeia que agrega diferentes grupos de trabalho dentro desta temática. A Cáritas de Coimbra encontra-se representada no grupo D4 – Ambientes amigos de todas as idades, sendo Coordenadora Principal do Trabalho Colaborativo “Conectar e alavancar iniciativas locais e regionais de ambientes amigáveis para todas as idades e irá disseminar vários dos seus projetos como o GrowMeUp, financiado no âmbito do programa Horizonte 2020.