Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas

No passado dia 26 de junho, a Equipa de Rua Reduz, resposta social da Cáritas Diocesana de Coimbra, assinalou as comemorações do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, data proclamada em 1987.

Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas

No passado dia 26 de junho, a Equipa de Rua Reduz, resposta social da Cáritas Diocesana de Coimbra, assinalou as comemorações do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A data foi proclamada em 1987, como expressão da determinação em reforçar a ação e a cooperação para alcançar uma sociedade internacional livre de drogas de abuso.

Apesar de contínuos e crescentes esforços por parte da comunidade internacional, o problema mundial da droga continua a constituir uma ameaça grave para a saúde pública, a segurança e o bem-estar da humanidade, e que mina a estabilidade socioeconómica e politica e o desenvolvimento sustentável. Atualmente o uso e abuso de álcool e outras drogas, constituem um dos problemas mais importantes de saúde pública no mundo afetando cerca de 210 milhões de pessoas que usam drogas ilícitas, estimando-se que morram 200 mil  pessoas anualmente devido às drogas ilícitas.  Este dia serve para lembrar que todos têm uma contribuição a dar. Através deste evento, a Equipa de Rua Reduz pretendeu mostrar alternativas saudáveis às dependências, como a convivência, sabendo que este trabalho é longo e difícil, mas que todos os gestos e ações vão alcançando os seus efeitos.

As festividades tiveram lugar no Terreiro da Erva, onde decorreu um Concerto no qual atuaram o rapper M.C.Ruze, o DJ Quim Bento e ainda os JAE Sessions. Durante a tarde foi servido um lanche, seguido de um jantar onde utentes e comunidade puderam partilhar um espaço de convívio e confraternização.

Estiveram presentes o Centro Comunitário de Inserção, o Centro de Dia Sol Nascente e a Equipa de Intervenção Direta. Foi ainda lançado um repto aos utentes do setor da Inclusão para que escrevessem uma frase alusiva às questões das drogas, frases essas que foram posteriormente coladas em papel de cenário, ficando assim disponíveis para que todos as possam ler e refletir.