LAR DE JOVENS DE SANTA MARIA DE SEMIDE

APRESENTAÇÃO

Nome:
Lar de Jovens de Santa Maria de Semide

Localização: Funciona nas instalações do Mosteiro de Santa Maria de Semide, situado na freguesia de Semide, pertencente ao concelho de Miranda do Corvo (Distrito de Coimbra)

Âmbito de intervenção: Acolhimento de crianças e jovens (do sexo masculino) em perigo, a quem foi aplicada uma medida de acolhimento institucional, visando a promoção e proteção dos seus direitos, de forma a garantir o seu bem-estar e desenvolvimento integral

Capacidade: 65 crianças / jovens do sexo masculino

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

O Mosteiro de Santa Maria de Semide foi extinto em 1896, tendo desde aí sido utilizado como Escola Agrícola, internato de crianças e jovens da obra Anti-Tuberculose de Coimbra, Centro de Acolhimento e Formação Profissional, até que em 1987 passou a Lar de Jovens de Santa Maria de Semide.

O edifício em si tem uma longa tradição de acolhimento de crianças e jovens vindos de meios sociais e familiares desfavorecidos ou disfuncionais.

Ao longo dos anos o Lar requalificou o seu modelo de funcionamento, dotando-o dos recursos necessários para uma eficaz dinamização dos projetos de vida dos jovens / crianças acolhidas.

GRUPO-ALVO:

Crianças/jovens do sexo masculino, com idades compreendidas entre os seis e os dezoito anos, com possibilidade de prorrogação do acolhimento até aos 21 anos.

O encaminhamento das crianças/jovens é realizado pela Gestão Centralizada de Vagas (Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra).

OBJETIVOS DA RESPOSTA

– Assegurar a proteção e a promoção dos direitos das crianças/jovens acolhidas;
– Promover o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças/jovens;
– Desenvolver as competências pessoais e sociais das crianças/jovens, promovendo a sua autonomia global;
– Promover o empowerment das famílias;
– Concretizar, em tempo útil, os Projetos de Vida das crianças/jovens;
– Promover uma desinstitucionalização segura;

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

– Apoio psicossocial
– Apoio psicológico e psicopedagógico
– Intervenção familiar
– Promoção da autonomia
– Apoio escolar e educativo
– Prevenção primária e secundária
– Atividades lúdico-recreativas (internas e externas);

INFORMAÇÕES ÚTEIS

O processo de encaminhamento depende diretamente da Gestão Centralizada de Vagas do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra.

Os horários de visita são flexíveis, articulados entre a instituição e os familiares.