PASTORAL

APRESENTAÇÃO

A resposta Pastoral da Cáritas Diocesana de Coimbra tem como missão ajudar e apoiar as comunidades paroquiais a organizarem a sua pastoral social, com o objetivo de promover uma ação pedagógica na comunidade. Essa ação pretende incutir nas paróquias o espírito de partilha e de caridade. Complementarmente trabalha com outros serviços diocesanos de forma a promover uma pastoral de conjunto.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

O apoio às comunidades paroquiais através da resposta Pastoral é uma ação característica da Cáritas em geral, pedida especificamente pela Conferência.Episcopal Portuguesa e pelos sucessivos Bispos Diocesanos.

A Cáritas Diocesana de Coimbra não é exceção, e tem vindo a desenvolver este trabalho desde os anos 60 através de Cursos de Pastoral Social e do apoio à organização dos serviços paroquiais.

A ação desenvolve-se simultaneamente a nível paroquial, arciprestal, regional e diocesano, sendo que atualmente se privilegia o nível diocesano.

GRUPO-ALVO:

O grupo-alvo da resposta Pastoral é as comunidades da diocese de Coimbra, partindo das paróquias e serviços associados. diocesano.

OBJETIVOS DA RESPOSTA

Apoiar as comunidades paroquiais na estruturação dos seus serviços de pastoral social promovendo:

– A formação teológico-pastoral
– A construção e organização de um serviço paroquial de pastoral social
– A capacitação do serviço pastoral social para as respostas de âmbito socio-caritativo

SERVIÇOS PRESTADOS

A resposta Pastoral é principalmente uma ação sensibilizadora e formativa, proposta à diocese com base nas necessidades manifestadas pela sua comunidade. Essas propostas são desenvolvidas e aprofundadas no interior da Cáritas.

Paralelamente, a Cáritas Diocesana de Coimbra mantém total disponibilidade para responder às solicitações concretas da diocese e da sua comunidade. É por isso um serviço que privilegia a resposta, não descuidando as propostas que lhe são feitas.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Os contactos devem ser efetuados para a Sede da Cáritas Diocesana de Coimbra:

Tel. 239 792 430 / 96 6825595
Email: caritas@caritascoimbra.pt