Projeto GrowMeUp foi apresentado ao Rotary Club Coimbra-Olivais

A Cáritas de Coimbra e a Universidade de Coimbra foram recebidas, no dia 10 de julho, pelo Rotary Clube Coimbra-Olivais para apresentarem o GrowMeUp, projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico, cujo principal objetivo é aperfeiçoar e testar um robô inovador

Projeto GrowMeUp foi apresentado ao Rotary Club Coimbra-Olivais

A Cáritas de Coimbra e a Universidade de Coimbra foram recebidas, no dia 10 de julho, pelo Rotary Clube Coimbra-Olivais para apresentarem o projeto GrowMeUp.

Ana Jegundo da Cáritas de Coimbra e Luís Santos da UC explicaram os objetivos do GrowMeUp, projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico, cujo principal objetivo é aperfeiçoar e testar um robô inovador, o GrowMu, que irá apoiar pessoas com mais de 65 anos nas suas atividades diárias. É um robô social, que não pretende substituir os serviços já prestados pelas instituições nem o contacto com os cuidadores, formais ou informais, mas sim ser um complemento no quotidiano dos idosos, nomeadamente nos seus períodos de maior isolamento ou solidão.

Perante uma plateia atenta de membros do Rotary Cub Coimbra-Olivais, o robô GrowMu demonstrou algumas das funcionalidades como a navegação e o diálogo. Os participantes tiveram ainda oportunidade de esclarecer algumas dúvidas sobre o desenvolvimento deste projeto inovador.

O GrowMeUp é um projeto cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, no qual estão envolvidos oito parceiros de seis países diferentes, liderados pela Universidade de Coimbra (para além da UC e da Cáritas Coimbra participam a Universidade de Genebra, a Zuyderland, a Universidade do Chipre, a PAL Robotics, a ProBayes e a Citard IT Services).