PROTOCOLO RSI

APRESENTAÇÃO

Nome:
Protocolo RSI

Localização: A sua intervenção abrange todo o Concelho de Coimbra.

Capacidade: Através de um acordo realizado com a Segurança Social, acompanha 240 agregados familiares, cerca de 800 indivíduos, beneficiários desta política social.

Constituição: 1 Técnica Superior de Serviço Social, 1 Psicóloga, 1 Socióloga, 2 Educadores Sociais, 2 Ajudantes de Ação Direta

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

O Protocolo RSI iniciou em Novembro de 2007, com acordo para acompanhar 180 agregados familiares. Em Setembro de 2010 foi celebrado uma adenda, onde se houve um aumento do número de famílias abrangidas, tendo passado a ser 240.

GRUPO-ALVO:

Famílias/indivíduos beneficiários da prestação de RSI, residentes no Concelho de Coimbra. Os processos acompanhados são transferidos pelo Centro Distrital Segurança Social de Coimbra.

OBJETIVOS DA RESPOSTA

O Protocolo RSI consiste numa resposta social integrada, sistemática e pluridireccionada que intervém junto das famílias, através de um acompanhamento efetivo, criando condições para percursos de autonomia, desenvolvendo ações para a promoção da inserção social dos beneficiários.

Este percurso de inserção realiza-se a partir de um diagnóstico familiar, da negociação do Contrato de Inserção, do desenvolvimento de estratégias de acompanhamento e respetiva avaliação contínua, tendo como grande objetivo a sua autonomização.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

Ser+ – Sessões de desenvolvimento de competências sociais e pessoais (cidadania, gestão doméstica, hábitos saudáveis…)

GAPE – Grupo de Apoio Psicossocial de Emprego – Acções para motivar a reentrada no mercado de trabalho de beneficiários com longo percurso de inserção no mercado de trabalho, 12º ano ou cursos superiores.

Jovens Ativos – Tem como objetivo geral promover a integração social de jovens em risco e as suas famílias. São realizadas atividades como saídas de exterior e formação parental.

Investir Família – Acompanhamento sistemático das famílias em risco social agravado, com o objetivo de aumentar a sua qualidade de vida e autonomização.

Realização de estudos / diagnósticos – Semestralmente a socióloga da equipa realiza estudos / diagnósticos de forma a adequar e facilitar a intervenção.