Sementes do Saber apoiou 40 crianças e jovens no ano letivo 2016/17

O Projeto Sementes do Saber, da Cáritas Diocesana de Coimbra, apoiou 40 crianças e jovens em situação de carência económica, angariando e distribuindo perto de 2000€. A Cáritas de Coimbra considera que esta iniciativa conseguiu sensibilizar as pessoas, entidades e empresas.

Sementes do Saber apoiou 40 crianças e jovens no ano letivo 2016/17

Com o objetivo de angariar verbas para o projeto, o Centro Comunitário S. José, equipamento Cáritas de Coimbra promotor do Sementes do Saber, realizou diversas ações e campanhas de preparação do ano letivo 2016/17, participando conjuntamente com as famílias e jovens apoiados nas Tasquinhas do Vale do Fojo, evento organizado pelo União Clube Eirense e nas Festas de S. Pedro do Bairro do Ingote.

A Cáritas de Coimbra lançou também em 2016 duas campanhas associadas ao projeto. A primeira, de “Recolha de Livros e Papel”, veio garantir uma vez mais a angariação de livros usados e a sua reutilização por outras crianças. Por outro lado, permitiu alcançar receitas a favor do projeto através da reciclagem de livros desatualizados, papel e papelão. No total foram recebidos 5900 kg de papel para reciclar, totalizando o valor de 295.60€. A campanha “Compre uma caneta ofereça conhecimento” permitiu angariar até ao momento €658,00€.

Deste modo, o projeto Sementes do Saber para o ano letivo 2016/17, angariou no toral €1740,04€, provenientes das atividades realizadas e do contributo monetário dos padrinhos, além dos livros que foram reutilizados. Estes resultados permitiram apoiar 40 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e 17 anos. Ressalva-se ainda que foram encaminhadas 25 crianças para os Serviços de Ação Escolar – SASE, uma vez que existem escolas que adquirem diretamente os manuais sem ser necessário as famílias adiantarem as verbas.

O Projeto foi implementado pela Cáritas de Coimbra em 2011 para apoiar alunos através da aquisição de livros e material escolar. Estes apoios chegam de duas vertentes: através dos padrinhos que contribuem de forma monetária na aquisição de livros e material escolar ou de padrinhos que cedem manuais escolares de modo a poderem ser reutilizados.

Apesar das grandes dificuldades económicas e financeiras sentidas pela sociedade, a Cáritas de Coimbra considera que o Projeto Sementes do Saber conseguiu, uma vez mais, sensibilizar as pessoas, entidades e empresas que se preocupam com o bem-estar comum, que demonstram a sua generosidade e solidariedade e que acreditam na igualdade de oportunidades e na dignidade humana.