Seniores da Cáritas de Coimbra envolvidos em projeto de estimulação cognitiva

Está a decorrer desde fevereiro, no Centro Social S. Pedro e Centro Nossa Senhora dos Milagres, equipamentos Cáritas de Coimbra, um projeto piloto em colaboração com a MediaPrimer, com o objetivo de promover a estimulação cognitiva de utentes seniores.

Com o recurso às atividades disponíveis na plataforma primerCOG (www.primercog.pt) os participantes, ao longo de uma média de 15 sessões, têm-se aproximado das novas tecnologias, ao mesmo tempo que se divertem e estimulam competências importantes como a memória e atenção, entre outras.

Se inicialmente existiu um período de adaptação ao uso da aplicação tecnológica, ao longo do tempo os utentes têm revelado nos seus testemunhos que este projeto é uma ajuda muito importante para o estímulo da sua memória visual e cognitiva.

O feedback tem sido muito positivo e a motivação dos participantes tem vindo a aumentar todas as semanas, o que resulta em ganhos importantes no seu bem-estar, além das dificuldades que vão sendo ultrapassadas e da evolução que também se pode verificar. O projeto está sujeito a uma avaliação formal, cujos resultados serão divulgados após o término do projeto piloto.

Os utentes participantes neste projeto, todos da valência de Centro de Dia, revelaram também que gostariam ter esta plataforma nas suas casas para que lhe pudessem dar uso sempre que quisessem. Consideram também que seria uma mais-valia que a utilização desta tecnologia pudesse ser estendida a outras pessoas. Referiram ainda que os exercícios de imagens e labirintos são os que mais os motivam, uma vez que estimulam o pensamento e o treino da concentração.

Futuramente está previsto que a plataforma fique disponível para os utentes dos Centros, com recurso a tablets e para utilização de forma independente.